Eleições

"Se o Waze quebrar no dia da eleição, o Tarcísio de Freitas não vota", diz Guilherme Boulos

Boulos foi eleito o deputado federal mais votado de São Paulo


03/10/2022 22h35

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (3) o ativista Guilherme Boulos (Psol), deputado federal mais votado de São Paulo no último domingo (2). O programa também discutirá os resultados das urnas e fará análises sobre o futuro político do Brasil.

Casado e pai de duas filhas, o político de 40 anos foi a escolha de 1.001.453 eleitores paulistas para representar o estado na Câmara dos Deputados a partir de 2023, sendo o deputado mais votado de São Paulo. Além de ser uma das principais lideranças da esquerda no país, ele também é professor, bacharel em filosofia, psicanalista e escritor.

No Roda Viva, Boulos fala sobre a dificuldade do PT (Partido dos Trabalhadores) e da esquerda de conseguir cargos em São Paulo, além disso, criticou Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa o cargo de governador do Estado.

“O interior de São Paulo, e é importante dividir, é diferente da região Metropolitana. Na região Metropolitana, Lula venceu, o Haddad ganhou e o Márcio França ganhou e é de onde vieram mais da metade dos meus votos. Metade do eleitorado está na região Metropolitana, a outra metade, no interior. No interior tem uma força grande do Agronegócio, que tem as principais lideranças apoiando Bolsonaro, e você tem um viés mais conservador. Mas eu não acho uma barreira intrasponvel”, afirma.

Em relação ao candidato de Bolsonaro, Tarcísio, Boulos diz que “acha impresssionante, e que soltar Tarciso por aí, sem waze, ele não consegue chegar à Praça da Sé. E que se o Waze quebrar no dia da eleição ele não vota. Não sabe o seu colégio eleitoral, é incrível ter a votação que teve”, completa.

Tarcísio nasceu no Rio de Janeiro e transferiu seu domicílio eleitoral neste ano para São Paulo.

Boulos falou ainda sobre o segundo turno. Os candidatos Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) foram os mais votados e irão decidir a disputa para o governo de São Paulo no segundo turno. O petista ficou com 35,46% dos votos e o estreante nas eleições ficou com 42,59%.

“Fernando Haddad está no jogo, ele é competitivo, ele tem todas as condições de ganhar as eleições em São Paulo. Parte do eleitorado do Rodrigo pode ir para ele”, destaca.

Nesta noite, participarão da bancada de entrevistadores Alberto Bombig, colunista do UOL, Maria Cristina Fernandes, colunista do Valor Econômico e comentarista da CBN, Ricardo Galhardo, analista político da Agência Brasília Alta Frequência e colaborador do Intercept Brasil, a repórter da Folha de S. Paulo Tayguara Ribeiro, e Bela Megale, colunista do Jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN.

Assista ao programa completo: 

Com apresentação de Vera Magalhães, a edição irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças