Ministro Fábio Faria pede para as pessoas não responderem pesquisas eleitorais
Em vídeo, ministro do atual governo clamou para as pessoas se recusarem a participarem de pesquisas do DataFolha e do Ipec
04/10/2022 18h57
O ministro Fábio Faria (Comunicações) publicou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (4) pedindo para as pessoas não responderem pesquisas eleitorais, principalmente do DataFolha e do Ipec.
"Quero dizer ao povo brasileiro: não respondam mais nenhuma pesquisa desses institutos de pesquisa, nem Datafolha nem Ipec. Deixa eles errarem por 50 [pontos percentuais], deixe eles errarem em Lula com 50% a 0, o que vale é o voto de vocês", afirmou o ministro.
Os institutos foram alvo do presidente Jair Bolsonaro (PL) após o fim das apurações. As pesquisas antes da eleição apontavam uma vitória de Lula por uma diferença que poderia chegar a dez pontos.
Na última segunda-feira (3), as diretoras do DataFolha e do Ipec disseram que o resultado das pesquisas podem ter acelerado um comportamento de segundo turno, por isso a diferença.
Leia também: PSDB libera diretórios estaduais para apoiar Lula ou Bolsonaro no segundo turno
Além de Faria, outros bolsonaristas atacaram os institutos e estão se movimentando para abrir uma CPI para apurar os resultados pré-eleições.
O líder do governo na Câmara, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), anunciou que apresentará um projeto de lei que criminaliza o erro nas pesquisas. O deputado estadual eleito Gil Diniz (PL/SP) está colhendo assinaturas para abrir uma investigação na Alesp.
REDES SOCIAIS