Eleições

Ministro Fábio Faria pede para as pessoas não responderem pesquisas eleitorais

Em vídeo, ministro do atual governo clamou para as pessoas se recusarem a participarem de pesquisas do DataFolha e do Ipec


04/10/2022 18h57

O ministro Fábio Faria (Comunicações) publicou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (4) pedindo para as pessoas não responderem pesquisas eleitorais, principalmente do DataFolha e do Ipec.

"Quero dizer ao povo brasileiro: não respondam mais nenhuma pesquisa desses institutos de pesquisa, nem Datafolha nem Ipec. Deixa eles errarem por 50 [pontos percentuais], deixe eles errarem em Lula com 50% a 0, o que vale é o voto de vocês", afirmou o ministro.

Os institutos foram alvo do presidente Jair Bolsonaro (PL) após o fim das apurações. As pesquisas antes da eleição apontavam uma vitória de Lula por uma diferença que poderia chegar a dez pontos.

Na última segunda-feira (3), as diretoras do DataFolha e do Ipec disseram que o resultado das pesquisas podem ter acelerado um comportamento de segundo turno, por isso a diferença.

Leia também: PSDB libera diretórios estaduais para apoiar Lula ou Bolsonaro no segundo turno

Além de Faria, outros bolsonaristas atacaram os institutos e estão se movimentando para abrir uma CPI para apurar os resultados pré-eleições.

O líder do governo na Câmara, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), anunciou que apresentará um projeto de lei que criminaliza o erro nas pesquisas. O deputado estadual eleito Gil Diniz (PL/SP) está colhendo assinaturas para abrir uma investigação na Alesp. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças