Lula publica vídeo em que diz ser contra o aborto e Bolsonaro rebate
Apesar do atual posicionamento do presidente, ele já afirmou que a decisão de interromper a gravidez é do casal
07/10/2022 14h04
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa à Presidência da República com Jair Bolsonaro (PL), afirma que ele e as mulheres com quem se casou são contra o aborto.
A declaração impulsionada pela campanha do petista na quinta-feira (6) ocorre após o assunto se tornar fruto de suas conversas com interlocutores de evangélicos nesta semana. “Não só eu sou contra o aborto como todas as mulheres que eu casei são contra o aborto. E eu acho que quase todo mundo é contra o aborto. Não só porque nós somos defensores da vida mas porque deve ser uma coisa muito desagradável e muito dolorida alguém fazer um aborto”, diz no vídeo.
A peça faz parte de uma estratégia do partido em mirar no eleitor conservador e evangélico, atualmente mais próximo de Bolsonaro.
Em publicação no Twitter nesta sexta-feira (7), o chefe de governo rebateu a afirmação e disse que: "Lula agora tenta dizer que é contra o aborto, enquanto é apoiado por quem defende; que é cristão, enquanto é apoiado por quem odeia igreja; que é contra as drogas, enquanto é apoiado por quem é a favor; que é contra a corrupção, enquanto ele e seu bando foram presos por isso".
Bolsonaro ainda diz que “a esquerda diz se orgulhar de suas bandeiras, mas as esconde em ano de eleição [...] Não há nada mais vergonhoso do que defender uma ideia contrária a tudo aquilo que você acredita só para ser aceito".
Leia também: Anvisa autoriza nova fase de ensaio clínico de vacina brasileira para Covid-19
Apesar do atual presidente levantar a bandeira contra o aborto e “à favor da vida”, ele já pensou diferente. Em entrevista à IstoÉ Gente, em 2000, ele afirmou que a decisão de interromper uma gravidez é do casal.
Na época, a repórter lhe questionou: “O senhor já viveu tal situação?”, e ele lhe respondeu: “Já. Passei para a companheira. E a decisão dela foi manter. Está ali, ó”. Jair, então, apontou para uma foto de Jair Renan, com pouco mais de um ano.
REDES SOCIAIS