Eleições

Lula publica vídeo em que diz ser contra o aborto e Bolsonaro rebate

Apesar do atual posicionamento do presidente, ele já afirmou que a decisão de interromper a gravidez é do casal


07/10/2022 14h04

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa à Presidência da República com Jair Bolsonaro (PL), afirma que ele e as mulheres com quem se casou são contra o aborto.

A declaração impulsionada pela campanha do petista na quinta-feira (6) ocorre após o assunto se tornar fruto de suas conversas com interlocutores de evangélicos nesta semana. “Não só eu sou contra o aborto como todas as mulheres que eu casei são contra o aborto. E eu acho que quase todo mundo é contra o aborto. Não só porque nós somos defensores da vida mas porque deve ser uma coisa muito desagradável e muito dolorida alguém fazer um aborto”, diz no vídeo.

A peça faz parte de uma estratégia do partido em mirar no eleitor conservador e evangélico, atualmente mais próximo de Bolsonaro.

Leia também: Volta do horário eleitoral: Lula frisa respaldo de Tebet e Bolsonaro ressalta apoio de Neymar

Em publicação no Twitter nesta sexta-feira (7), o chefe de governo rebateu a afirmação e disse que: "Lula agora tenta dizer que é contra o aborto, enquanto é apoiado por quem defende; que é cristão, enquanto é apoiado por quem odeia igreja; que é contra as drogas, enquanto é apoiado por quem é a favor; que é contra a corrupção, enquanto ele e seu bando foram presos por isso".

Bolsonaro ainda diz que “a esquerda diz se orgulhar de suas bandeiras, mas as esconde em ano de eleição [...] Não há nada mais vergonhoso do que defender uma ideia contrária a tudo aquilo que você acredita só para ser aceito".

Leia também: Anvisa autoriza nova fase de ensaio clínico de vacina brasileira para Covid-19

Apesar do atual presidente levantar a bandeira contra o aborto e “à favor da vida”, ele já pensou diferente. Em entrevista à IstoÉ Gente, em 2000, ele afirmou que a decisão de interromper uma gravidez é do casal.

Na época, a repórter lhe questionou: “O senhor já viveu tal situação?”, e ele lhe respondeu: “Já. Passei para a companheira. E a decisão dela foi manter. Está ali, ó”. Jair, então, apontou para uma foto de Jair Renan, com pouco mais de um ano.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças