A TV Cultura, Band, UOL e Folha de S.Paulo se unem e formam um pool para realizar o primeiro debate presidencial do segundo turno das Eleições 2022, neste domingo (16).
Durante o primeiro bloco do confronto direto, os candidatos à presidência da República Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 15 minutos cada para o debate. Pelo sorteio, o ex-presidente Lula inicia o embate.
Leia também: Lula fala na chegada ao debate e afirma que o povo "quer voltar a sorrir"
O primeiro tema abordado é educação. Lula fala sobre seus projetos nas universidades e questiona quantas universidades e escolas técnicas o governo de Bolsonaro fez. Desviando do assunto, Bolsonaro fala sobre os auxílios do governo, criticando, inclusive, o Bolsa Família.
"O nosso programa de inclusão social foi a maior política de distribuição de renda para o pobre que esse país já conheceu", diz Lula. Bolsonaro responde que o ex-presidente "mais endividou a garotada do que deu ensino de qualidade".
Leia também: "As últimas 24 horas foram as piores da minha vida" diz Bolsonaro sobre acusação de pedofilia
Depois de o petista insistir no assunto educação, Bolsonaro questiona: “Durante a pandemia, dois anos as universidades ficaram fechadas. Não tinha cabimento abrir para ficarem fechadas”.
Assim, a discussão caminha para a pandemia de Covid-19. O ex-presidente Lula questiona a demora para comprar as vacinas, mas o candidato à reeleição afirma não ter atrasado a vacinação: “O Brasil foi um dos países que mais vacinou no mundo e em tempo mais rápido”.
Lula rebateu afirmando: “Não tem nenhum governo no mundo que brincou com a pandemia como você”. O candidato do PT ainda critica ministros da Saúde de Jair Bolsonaro e o presidente responde sobre CPI da Covid.
"Não achou nada sobre mim ou sobre o Pazuello, porque nada nós devemos", disse o candidato do PL.
Lula alega que Bolsonaro foi negligente, e o presidente se defende afirmando que, desde fevereiro de 2020, já decretou estado de emergência no Brasil.
Depois do tema pandemia, os candidatos debatem sobre o crime organizado no Brasil. Bolsonaro menciona o caso envolvendo o líder do PCC, Marcola, enquanto o petista questiona a suposta participação de Bolsonaro com milicianos do RJ.
Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) foram os mais votados e vão decidir a disputa para a presidência da República no segundo turno. O petista ficou com 48% dos votos e o atual presidente ficou com 43%. O segundo turno acontece dia 30 de outubro.
Assista ao debate completo:
REDES SOCIAIS