Eleições

Lula e Bolsonaro trocam acusações durante o debate; veja as principais frases

Candidatos debateram sobre Orçamento Secreto, corrupção e questões ambientais


16/10/2022 22h39

A TV Cultura, Band, UOL e Folha de S.Paulo se unem e formam um pool para realizar o debate presidencial das Eleições 2022, entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (16).

Durante todo o debate, os candidatos disseram frases fortes e trocaram acusações. Por isso, o site da TV Cultura separou algumas afirmações feitas por Jair Bolsonaro e Lula. 

O candidato Bolsonaro, ao falar sobre a transposição do rio São Francisco, disse que Lula "negou água para os nordestinos". 

Após a pergunta do jornalista do UOL, Josias de Souza, sobre relação entre poderes e governabilidade, Bolsonaro afirmou não ter "nada a ver com o Orçamento Secreto". 

Ao debater escândalos de corrupção em empresas brasileiras, Lula disse que Bolsonaro "Não precisava quebrar as empresas para combater a corrupção". 

Em outro momento de discussão sobre economia, o candidato Jair Bolsonaro fez um pedido ao petista: "Não me compare com seus amigos corruptos". 

No embate sobre o desmatamento e o garimpo ilegal na Amazônia, Lula afirmou que irá criar o ministério dos povos originários. O candidato de direita respondeu com ironia que "quanto mais ministérios, melhor."

Em outro trecho dessa discussão, Bolsonaro disse que seu opositor "não fez nada pelo Brasil" e o petista afirmou que, quando era deputado, o atual presidente "tinha orgulho de ter Lula como presidente". 

Nas considerações finais, o candidato do PT disse que Bolsonaro é "o maior cara de pau" e que, agora, quer "governar esse país democraticamente, como já governei duas vezes dando prioridade aos problemas do povo". 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças