Eleições

"Não quero o Centrão no meu governo", diz Fernando Haddad no Roda Viva

Petista afirma que pretende, caso seja eleito, dialogar com partidas democratas


17/10/2022 22h32

O Roda Viva desta segunda-feira (17) promove uma edição especial sobre o segundo turno das eleições ao Governo do Estado de São Paulo. No centro, estará o candidato Fernando Haddad (PT). Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu adversário, decidiu não participar do programa, segundo sua assessoria.

Prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016, Haddad ocupou outros cargos políticos, como o de Ministro da Educação no Governo Lula, entre 2005 e 2012. Já em 2018, concorreu à eleição para Presidente da República e foi derrotado nas urnas, no segundo turno, por Jair Bolsonaro (PL).

No programa, o petista responde sobre governabilidade, em caso de eleição, Haddad é questionado sobre como será a relação com o Centrão, caso vença a disputa no dia 30 de outubro.

“Tem dois aspectos dessa questão, o primeiro é que dizer que o Centrão vai ser oposição ao meu governo, porque eu não vou integrar ao governo. Eu não quero os partidos do Centrão no meu governo. Eu recomendaria ao presidente Lula que fizesse o mesmo [em caso de eleição]. É uma oportunidade que nós temos de isolar o campo fisiológico da política, e que namora um projeto fascista, nós temos a oportunidade fazer uma aliança com os democratas. É muito melhor dialogar com democratas mais conservadores, mas a direta, do que deixar esse pessoal [do centrão] participar do governo como se nada tivesse acontecido. Em São Paulo eu posso assegurar isso”, afirma,

“Nós temos o melhor do Estado de São Paulo a serviço de um governo progressista que faz aliança ao centro. e deixar o Centrão de fora, vai fazer bem para o Centrão virar oposição, quem sabe eles tomam jeito”, completa.

A última pesquisa Ipec, divulgada na última terça-feira (11), mostra que Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. Enquanto o ex-ministro da Infraestrutura tem 46% das intenções de voto, Fernando Haddad conta com 41% dos votos, segundo o levantamento.

No primeiro turno, o petista ficou com 35,70% dos votos e o estreante nas eleições ficou com 42,32%.

Participam da bancada de entrevistadores Débora Freitas, apresentadora da Rádio CBN, Renato Andrade, diretor da sucursal do jornal O Globo em São Paulo, o repórter e colunista do portal UOL Thiago Herdy, a repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo Vera Rosa, e Ranier Bragon, repórter da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília.

Assista ao programa completo:

Apresentada por Vera Magalhães, a edição especial vai ao ar a partir das 22h, ao vivo, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças