Eleições

Haddad comenta apoio de Rodrigo Garcia a Tarcísio: "Está cometendo um erro grave"

Segundo o petista, "eu dei a senha para o Rodrigo Garcia no primeiro turno, preferia ir com ele para o segundo turno"


18/10/2022 17h07

O Roda Viva desta segunda-feira (17) promove uma edição especial sobre o segundo turno das eleições ao Governo do Estado de São Paulo. No centro, estará o candidato Fernando Haddad (PT). Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu adversário, decidiu não participar do programa, segundo sua assessoria.

Prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016, Haddad ocupou outros cargos políticos, como o de Ministro da Educação no Governo Lula, entre 2005 e 2012. Já em 2018, concorreu à eleição para Presidente da República e foi derrotado nas urnas, no segundo turno, por Jair Bolsonaro (PL).

No programa, Haddad comentou o apoio de Rodrigo Garcia a Tarcísio de Freitas e a Jair Bolsonaro. 

“Eu dei a senha para o Rodrigo Garcia no primeiro turno, preferia ir com ele para o segundo turno, mas não tive êxito na aproximação. Nós buscamos, diversas vezes, uma aproximação para tentar estabelecer uma estratégia que levasse PT e PSDB para o segundo turno, mas não tivemos êxito. Mas eu tenho quase certeza de já havia um acordo entre o Rodrigo e o Tarcísio. Pela campanha e pelo desdobramento do segundo turno, tudo faz crer que havia um combinado", contou.

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou o apoio a Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno da eleição presidencial, e a Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo. O anúncio foi realizado durante uma transmissão em uma rede social.

Haddad disse que "acredita que ele [Garcia] está cometendo um erro grave, O PSDB não está apoiando o Bolsonaro, está apoiando Tarcísio". 

A última pesquisa Ipec, divulgada na última terça-feira (11), mostra que Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. Enquanto o ex-ministro da Infraestrutura tem 46% das intenções de voto, Fernando Haddad conta com 41% dos votos, segundo o levantamento.

No primeiro turno, o petista ficou com 35,70% dos votos e o estreante nas eleições ficou com 42,32%.

Assista ao programa completo:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças