Eleições

Alexandre de Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para investigar inserções em rádios

Campanha disse que rádios não passaram inserções do candidato à reeleição


26/10/2022 20h14

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou nesta quarta-feira (26) o pedido da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) para investigar inserções eleitorais em rádios.

“Diante de todo o exposto, nos termos do RITSE, art. 36, § 6o, INDEFIRO A PETIÇÃO INICIAL, EM RAZÃO DE SUA INÉPCIA, com a consequente extinção do processo sem resolução do mérito (CPC, art. 330, § 1o, c/c art. 485, I)”, escreveu Moraes.

Leia mais: PTB e Patriota anunciam fusão; partido se chamará Mais Brasil

O ministro aponta que os dados apresentados pela campanha sobre supostas irregularidades são inconsistentes.

Moraes ainda fez outras determinações: pediu que o procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, apure "possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito" por parte da campanha de Bolsonaro; solicitou que Corregedoria Geral Eleitoral analise se houve desvio de finalidade na utilização de recursos do fundo partidário, ainda determinou que o caso seja enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que apura a atuação de uma milícia digital que atenta contra a democracia.

"Não restam dúvidas de que os autores -- que deveriam ter realizado sua atribuição de fiscalizar as inserções de rádio e televisão de sua campanha -- apontaram uma suposta fraude eleitoral às vésperas do segundo turno do pleito sem base documental crível, ausente, portanto, qualquer indício mínimo de prova", ressaltou o ministro.

Na última segunda (24), a campanha do presidente afirmou que rádios deixaram de exibir inserções da propaganda eleitoral do candidato. A campanha pediu ainda que para compensar, que inserções do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixassem de ser exibidas.

Leia também: Bibo Nunes é processado por dizer que alunos universitários merecem ser queimados vivos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças