Eleições

Após vídeos de operações da PRF viralizarem, Alexandre de Moraes opta por não prolongar horário da votação

Comunicado foi feito durante coletiva de imprensa neste domingo (30)


30/10/2022 16h45

Durante coletiva de imprensa neste domingo (30), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, declarou que não prolongará o horário de votação, mantendo assim o prazo final às 17h (horário de Brasília).

“Não haverá nada de adiamento do término da votação, a votação termina às 17 horas como programado, sem nenhum problema. Porque não há necessidade de 'superlativizar' essa questão. Eu volto a dizer: foram casos em que nenhum eleitor voltou para sua casa, ou ônibus voltou para a origem. Eles votaram”, disse Moraes.

O ministro se referiu a determinação do TSE do último sábado (29), na qual as polícias não deveriam interferir nos transportes públicos no domingo. Caso o diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, descumprisse a ordem, poderia ser multado em R$ 100 mil a hora, ser afastado das funções e ser preso.

Leia mais: Diretor-geral da PRF pediu voto em Jair Bolsonaro no último sábado (29)

Neste domingo, vídeos viralizaram nas redes sociais, nos quais agentes da PRF realizam blitz e interceptam transportes a caminho das zonas eleitorais, e dessa forma surgiu o questionamento se isso prejudicaria a população de exercer o voto no segundo turno das eleições.

Após os vídeos repercutirem na internet, Moraes solicitou que Vasques esclarecesse a atuação da PRF.

“As operações realizadas, e foram inúmeras operações realizadas, foram, segundo o diretor da PRF [...], realizadas com base no Código de Trânsito Brasileiro. Ou seja: um ônibus com pneu careca, com farol quebrado, sem condições de rodar era abordado, e era feita a autuação”, comentou Moraes na coletiva de imprensa.

O ministro concluiu que “isso, em alguns casos, retardou a chegada dos eleitores até a seção eleitoral. Mas, em nenhum caso, impediu os eleitores de chegarem às suas seções eleitorais”.

De acordo com a TV Globo, houve um total de 549 operações policiais no país. Foram 272 na região nordeste, 122 no centro-oeste, 59 no norte, 48 no sudeste e 48 no sul.

Leia também: Transporte gratuito: Moradores relatam falta de ônibus na cidade de SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças