Eleições

“A Justiça Eleitoral é patrimônio do povo brasileiro”, diz Rosa Weber após segundo turno

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) celebrou a “vitória do princípio democrático” e parabenizou os eleitos


30/10/2022 21h43

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, participou da coletiva de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deste domingo (30), após a apuração das urnas com os votos do segundo turno.

Em discurso, Weber afirmou que os brasileiros estão celebrando a democracia e a vitória do princípio democrático, “na consagração da vontade popular majoritária que se expressa, nessa data, no segundo turno das Eleições Gerais”.

“A despeito dos tempos conturbados por intensa desinformação e exacerbada polarização, também hoje as eleições transcorreram em clima de segurança e tranquilidade, conduzidas com maestria pelo TSE e realizadas pela familia eleitoral como um todo”, disse.

Leia também: “Vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente”, diz Lula em 1º discurso

A ministra agradeceu juízes, mesários e colaboradores, destacando os profissionais de imprensa, as forças de segurança e os observadores internacionais. "Sem uma imprensa livre, não há democracia”, afirmou Weber.

“A Justiça Eleitoral é patrimônio do povo brasileiro. O sistema eleitoral brasileiro é motivo de orgulho e exemplo a ser seguido pela segurança e celeridade que imprime”, reforçou.

Leia também: “Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão”, parabeniza Ciro Gomes

"Conclamo a todos amplo esforço coletivo", pediu Rosa Weber em prol da união, respeito e fortalecimento das instituições. A ministra afirmou que o STF continuará "firme e coeso" na defesa da democracia, "guardião que é da Constituição".

Ao final do discurso, Weber desejou hesito e felicidade ao presidente e vice-presidente eleito, Lula e Alckmin, para "o bem do povo brasileiro".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças