Eleições

“Discutimos o fortalecimento da democracia”, diz Lula sobre ligação com Biden

O petista ainda conversou nesta segunda (30) com Macron, e se encontrou com Alberto Fernández


31/10/2022 19h17

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta segunda-feira (31) com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Os dois se falaram por telefone. Em uma rede social, o petista contou sobre a ligação.

“Falamos sobre o fortalecimento da democracia no Brasil, a preservação do meio ambiente e a nossa vontade de ampliarmos a cooperação entre os nossos países”, escreveu.

Ontem, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, divulgou uma nota sobre o resultado das eleições.

“Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros”.

Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) foi eleito com 50,90% dos votos, 60.345.999 de eleitores escolheram o petista. 1.769.678 (1,43%) votaram em branco, houve 3.930.765 (3,16%) de votos nulos, e 20,59% de abstenções.

Lula venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL), o atual chefe do Executivo recebeu 58.206.354 votos, 49,10%. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi a decisão mais acirrada da história após a redemocratização. Além disso, é a primeira vez que um presidente perde uma reeleição.

O petista ainda conversou hoje com Macron, e se encontrou com Alberto Fernández. Lula se encontrou com o presidente da Argentina em São Paulo.

Um vídeo publicado no Twitter de Fernández mostra o momento do encontro e o abraço entre os políticos. Assista:

O presidente francês Emmanuel Macron esteve em ligação com o presidente eleito para o parabenizar o resultado das eleições. Macron divulgou um vídeo com um trecho da conversa.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças