“O 2º turno acabou democraticamente no último domingo”, diz Alexandre de Moraes
“Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado, com movimentos ilícitos, antidemocráticos e criminosos”, avaliou o presidente do TSE
03/11/2022 14h14
Em sessão desta quinta-feira (3), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um resumo do encerramento das Eleições 2022 e das próximas etapas. Moraes enfatizou que “a democracia venceu novamente no Brasil” e parabenizou os servidores da Justiça Eleitoral em todo o país.
“As eleições acabaram, o segundo turno acabou democraticamente no último domingo (30). O TSE proclamou o vencedor. O vencedor será diplomado até dia 19 de dezembro e tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023. Isso é democracia. Isso é alternância de poder. Isso é estado republicano”, disse o presidente do Tribunal
Moraes ainda reforçou que “não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado, com movimentos ilícitos, com movimentos antidemocráticos, com movimentos criminosos que serão combatidos e os responsáveis por esses movimentos antidemocráticos serão apurados e responsabilizados com base na lei”.
Leia também: TSE cassa vereadores do PL eleitos em Cascavel (PR) por fraude à cota de gênero
Para o presidente do TSE, as eleitoras e os eleitores, em sua maioria, acreditam na democracia, acreditam no estado de direito, compareceram, votaram em seus candidatos e aceitaram democraticamente o resultado das eleições.
Ao destacar os números do segundo turno das Eleições 2022, o maior pleito em 90 anos de existência da Justiça Eleitoral (JE), Moraes reforçou que o Tribunal concluiu a totalização de todos os votos aos 18 minutos de segunda-feira (1º), sendo que às 19h58, com 98% dos votos apurados, já havia proclamado o resultado com o vencedor matematicamente eleito.
“Em 2022, novamente, a Justiça Eleitoral reafirma o que eu venho dizendo há algum tempo: somos uma das quatro maiores democracias do mundo, a única que proclama o resultado no mesmo dia. Nas eleições de 2022, três horas após o final da eleição nós já sabíamos quem será o novo presidente da República”, disse.
Leia também: Série com foco em tecnologia e inovação estreia na TV Cultura no dia 8 de novembro
REDES SOCIAIS