Eleições

Governo Lula busca criar emenda na constituição para garantir gastos maiores que o previsto em 2023

A nova gestão busca manter o auxílio-Brasil em R$ 600 e cumprir outras promessas de campanha do presidente eleito


04/11/2022 06h35

A equipe de transição do governo federal corre contra o tempo para apresentar a Lula e aliados o texto da PEC de transição na próxima segunda-feira (7). O diário oficial da união desta sexta-feira (4) traz a nomeação do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, como coordenador da equipe de transição. A nomeação foi feita pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Entretanto, a primeira reunião para discutir a PEC de transição já aconteceu em Brasília nesta quinta-feira (3). A ideia é criar uma proposta de emenda à constituição para garantir que o próximo governo possa ter gastos acima do teto previsto, em busca de manter o auxílio-Brasil em R$ 600 e cumprir outras promessas de campanha do presidente eleito.

Leia também: “O 2º turno acabou democraticamente no último domingo”, diz Alexandre de Moraes

De acordo com Alckmin, ainda não se sabe qual o valor exato que deve ser estipulado pela PEC, mas a ideia é apresentar o texto para Lula já na segunda-feira e enviar a proposta para o Congresso na terça-feira (8), para que ele possa ser aprovado até o dia 15 dezembro, antes do recesso parlamentar.

O senador Renan Calheiros, aliado de Lula, acha que o novo governo deveria tratar desse tema com o Tribunal de Contas da União (TCU) e não com o Centrão. Por outro lado, o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, disse que o partido pode contribuir com o próximo governo, seja com apoio no Congresso ou através de cargos no poder executivo.

O processo oficial de transição de governo começou ontem, depois de uma reunião entre o ministro Ciro Nogueira e Geraldo Alckmin. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto. Ao final da reunião, o presidente Jair Bolsonaro chamou Alckmin em seu gabinete e disse que o governo vai contribuir para o processo de transição. Segundo o vice-presidente eleito, a conversa foi “positiva”. O mandatário se deslocou do Palácio da Alvorada, onde reside, para o Planalto apenas para esse encontro.

Leia também: Bolsonaro ganhará cargo no PL e seguirá na política após término do mandato

“O presidente convidou a gente, quando já estávamos saindo, para que fôssemos até o seu gabinete e reiterou o que disse o ministro Ciro Nogueira: que está à disposição do governo federal para prestar todas as colaborações para que se tenha uma transição pautada pelo interesse público”, contou.

A equipe de transição do governo Lula deve contar com cerca de 50 pessoas. Parte deste grupo trabalhará no prédio do centro cultural do Banco do Brasil. Nesta segunda-feira (4), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante devem visitar o local no final da manhã. A expectativa é de que os trabalhos no local comecem na próxima semana.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças