Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Renato Pizzutto/ Flickr: Band
Foto: Renato Pizzutto/ Flickr: Band

Candidato à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena, de 67 anos, é um jornalista e radialista brasileiro que se consagrou como apresentador de TV. Filiado ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), está em sua primeira disputa eleitoral.

Nascido em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, seu primeiro trabalho foi aos 14 anos, em uma rádio da cidade, como repórter e locutor do Plantão Esportivo. Ainda em Ribeirão, trocou a rádio pela TV.

Leia mais: Tabata Amaral: conheça candidata à Prefeitura de São Paulo

Datena já trabalhou em diversas emissoras, como Record, Rede TV!, Rede Globo e TV Bandeirantes, assumindo programas policiais, como “Cidade Alerta” e “Repórter Cidadão”. No ano de 2003, assumiu o programa “Brasil Urgente”, da Band.

O jornalista e apresentador é destaque por ter um estilo polêmico, sem “papas na língua” e falar aquilo que pensa, além de ser conhecido por alguns bordões como “Essa é a grande realidade”, “Me dá imagens”, “Me ajuda aí, ô”.

No cenário político, Datena é figura presente desde 1992, e integra seu 11º partido, com passagens por PT, PSL e PSB. Neste ano, pela primeira vez, teve sua candidatura registrada na Justiça Eleitoral. Em outras quatro ocasiões, o apresentador acabou desistindo de sua participação.

Leia mais: Roda Viva: O que é fato ou falso na entrevista do apresentador José Luiz Datena

Em 2016 pelo PP (Partido Progressistas) quando iria disputar o cargo de prefeito de São Paulo, contudo desistiu por denúncias de corrupção contra o partido, no auge das investigações da Operação Lava Jato. Em 2018 pelo partido Democratas, era pré-candidato ao Senado, mas desistiu por não considerar que o momento era adequado.

Já em 2020, filiado ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) teve seu nome cotado para ser o vice-prefeito de São Paulo na chapa do então prefeito Bruno Covas (PSDB), que disputava a reeleição. Contudo desistiu de se candidatar no dia 11 de agosto, prazo máximo para deixar o programa na Band para poder concorrer. Na última eleição, em 2022, Datena estava no PSC (Partido Social Cristão) e se retirou por acreditar que a política não era seu espaço.

Leia mais: Roda Viva entrevista Guilherme Boulos nesta segunda-feira (26)

Roda Viva Eleição

A TV Cultura tem realizado um Roda Viva Eleição com os candidatos que estão disputando a Prefeitura de São Paulo. Na segunda-feira (12), o candidato José Luiz Datena (PSDB), esteve no programa.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Assista à última edição do Roda Viva, que contou com a participação do apresentador José Luiz Datena, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB:


Leia mais: Justiça de SP nega pedido de suspensão do registro da candidatura de Pablo Marçal

Os próximos entrevistados do programa são Guilherme Boulos (26/8), Pablo Marçal (2/9) e Ricardo Nunes (9/9).

Debate no primeiro turno

A TV Cultura realizará um debate no dia 15 de setembro, ao vivo, a partir das 22h, diretamente do Teatro B32, com os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).