Eleições

Boulos apaga vídeo em que Hino Nacional é cantado com gênero neutro

Alteração na letra foi feita durante comício do candidato no último sábado (24)


27/08/2024 20h43

O candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) apagou de sua página do YouTube um vídeo em que o Hino Nacional é cantado com linguagem neutra. A publicação registrava um comício no Campo Limpo, na Zona Sul, realizado no último sábado (24). 

Em comunicado, a campanha de Boulos disse que a execução do hino adulterado não havia sido autorizada. 

"A campanha, em momento algum, solicitou ou autorizou alteração na letra do Hino Nacional interpretado na abertura do comício no último sábado, 24, na Zona Sul da cidade. A produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação de todos os profissionais que trabalharam para a realização da atividade, incluindo a seleção e o convite à intérprete que cantou o Hino Nacional", disseram representantes da campanha em nota.

No vídeo é possível ouvir a interprete pronunciando o verso "Dos filhos deste solo és mãe gentil" como "Des filhes deste solo és mãe gentil". Outra alteração é feita no verso "Verás que filho teu não foge à luta", que virou "Verás que filhe teu não foge à luta".

Leia também: Roda Viva: O que é fato ou falso na entrevista de Guilherme Boulos

Figuras contrárias à ideia da linguagem neutra se manifestaram nas redes sociais. Entre elas, Marina Helena (Novo), também candidata ao cargo de Executivo na capital. Ela fez uma publicação nas redes sociais resgatando o vídeo deletado. 


Além de Boulos, a candidata a vice, Marta Suplicy (PT), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também estavam presentes no evento. 

Leia também: Boulos rebate acusações de Marçal sobre uso de cocaína: "Mentira abjeta"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump aceita condições e confirma debate com Kamala Harris no dia 10 de setembro

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas nesta terça-feira (27)

“Enem dos Concursos”: grupo de candidatos recebeu provas trocadas, diz governo

Frio intenso: veja orientações da Defesa Civil de SP para lidar com as baixas temperaturas

Sobe para seis o número de presos por incêndios em SP