Eleições

Marçal amplia visibilidade, mas rejeição cresce em meio a ataques de adversários, diz Datafolha

Pesquisa revela empate técnico entre Boulos, Nunes e Marçal, enquanto influenciador amplia grau de conhecimento, mas enfrenta maior rejeição entre os concorrentes


06/09/2024 10h16

A pesquisa Datafolha, realizada nos dias 3 e 4 de setembro, revelou um cenário de disputa acirrada na corrida pela Prefeitura de São Paulo. O influenciador Pablo Marçal (PRTB) foi o candidato que mais cresceu em grau de conhecimento entre os eleitores, alcançando 76%.

No levantamento anterior, em agosto, esse índice era de 67%. Mesmo sem tempo no horário eleitoral de rádio e TV, Marçal ampliou sua visibilidade em meio aos ataques de adversários, especialmente nas propagandas eleitorais. No entanto, o crescimento de sua popularidade foi acompanhado por um aumento em sua rejeição, que subiu para 38%, a maior entre todos os candidatos.

Leia também: Datafolha: Boulos, Marçal e Nunes seguem empatados na corrida pela prefeitura de São Paulo

A pesquisa aponta um empate técnico na liderança, com Guilherme Boulos (PSOL) somando 23% das intenções de voto, seguido de Marçal e do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), ambos com 22%. Apesar de mais conhecido, o influenciador viu suas intenções de voto estagnarem, enquanto sua rejeição supera numericamente a de Boulos (37%) e se distancia significativamente de Nunes (21%).

O avanço de Marçal no conhecimento popular contrasta com a estagnação em suas intenções de voto, o que fortalece as campanhas dos principais adversários, Nunes e Boulos, que apostam em uma possível perda de força do influenciador.

Além dos ataques na propaganda eleitoral, Pablo tem sido criticado por adversários devido a uma condenação por furto e a ligações de seus aliados com integrantes da facção PCC.

Entre os outros candidatos, Tabata Amaral (PSB) também avançou em seu grau de conhecimento, subindo de 61% para 67%. Ampliar sua visibilidade é uma das principais metas da campanha da deputada.

José Luiz Datena (PSDB), por sua vez, permanece como o mais conhecido, com 97%, embora tenha perdido um ponto percentual em relação à pesquisa anterior.

A disputa se intensifica à medida que os três principais candidatos já são amplamente conhecidos por seus respectivos eleitorados. Marçal, por exemplo, é conhecido por 88% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL), enquanto Nunes alcança 94% dos bolsonaristas. Boulos, por sua vez, é reconhecido por 90% dos eleitores de Lula (PT), reforçando seu apelo à base lulista.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o levantamento, registrado sob o número SP-03608/2024, foi realizado com 1.204 eleitores.

Leia mais: Boulos é multado por propaganda antecipada em “marchinha de carnaval”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após denúncias de assédio contra Silvio Almeida, Janja publica foto com Anielle Franco; veja

Ônibus da dupla João Neto e Frederico se envolve em acidente em Caetanópolis, região central de Minas Gerais

Caixa Econômica Federal realiza sorteios da Mega-Sena e +Milionária nesta sexta-feira (6)

ONG de combate ao assédio sexual recebe denúncias contra Silvio Almeida; ministro nega

Filho de Joe Biden se declara culpado por evasão fiscal na Califórnia