Eleições

Cientista política avalia discurso anticomunista de candidatos à Prefeitura de SP: “delírio sobre a realidade”

No Roda Viva, Maria Hermínia Tavares ainda elenca aspectos da extrema direita


16/09/2024 22h44

O Roda Viva desta segunda-feira (16) recebe a cientista política e professora emérita da USP Maria Hermínia Tavares.

Na edição, a convidada faz uma análise do debate promovido pela TV Cultura no último domingo (15), com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, e elenca aspectos da extrema direita. 

"Aqui no Brasil, tem várias características. Primeiro, é um discurso genericamente contra as elites, ‘a elite política não serve para nada, nós somos os regeneradores de uma política que está apodrecida’. [...] A segunda é uma rejeição de pluralismo de ideias e de opiniões", explica a entrevistada. 

Leia também: Imagens inéditas mostram Datena arremessando cadeira em Marçal e empresário sentindo dor na costela

Em seguida, alega que outra característica marcante é a propensão ao delírio e às teorias da conspiração. Como exemplo, cita a declaração de Donald Trump no debate presidencial dos Estados Unidos, na última terça-feira (10). Na ocasião, o ex-presidente e candidato republicano disse que imigrantes estavam comendo os cachorros e gatos da população em Springfield, no estado de Ohio. 

"Até essa coisa absolutamente maluca do anticomunismo, 30 anos depois que o comunismo definitivamente acabou. Existe na Coreia do Norte, mas nem na China", afirma a especialista. 

Por fim, Maria Hermínia se diz impressionada com os discursos anticomunistas de candidatos em São Paulo e chama a atenção para a falta de conhecimento sobre o tema. 

"É a criação de um delírio sobre a realidade, de inimigos fictícios, que é muito impressionante. Eu fiquei muito impressionada ontem no debate com o discurso da candidata Marina Helena. Todo mundo que não concorda com ela é comunista, ninguém sabe bem o que é aquilo", finaliza. 

Leia também: Debate TV Cultura: O que é fato ou falso no encontro com os candidatos à prefeitura de São Paulo

Participam da bancada de entrevistadores José Roberto de Toledo, jornalista do UOL e coapresentador do Podcast A Hora, Cris Bartis, cofundadora da plataforma Mamilos de Diálogo, Marcos Augusto Gonçalves, editor da Ilustríssima e colunista da Folha de S. Paulo, Flávia Tavares, editora-chefe do Meio, e Marina Amaral, diretora da Agência Pública.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.

Relembre o debate

A TV Cultura realizou, no último domingo (15), um debate ao vivo, a partir das 22h, do Teatro B32, com os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula sanciona lei que estende desoneração da folha de pagamento de setores e municípios

Mega-Sena pode pagar até R$ 82 milhões no sorteio desta terça-feira (17)

"Haddad tem as qualidades para pleitear um cargo presidencial", diz cientista política sobre sucessão de Lula

Suspeito de tentar matar Trump ficou de tocaia durante 12 horas, segundo investigações

Inmet emite alertas de chuvas intensas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e RJ