Eleições 2024: Nunes (MDB) e Boulos (PSOL) disputam segundo turno pela prefeitura de São Paulo
Primeiro turno das eleições municipais de 2024 aconteceu neste domingo (6)
06/10/2024 21h09
Os candidatos Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito de São Paulo, e Guilherme Boulos (PSOL) vão disputar o segundo turno das eleições para a prefeitura da capital paulista.
Com mais de 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta Nunes com 29,48% dos votos e Boulos com 29,07%.
Pablo Marçal (PRTB) aparece na terceira colocação com 28,14% dos votos.
Confira o resultado da eleição para prefeito na íntegra:
- Ricardo Nunes (MDB) / 29,48%;
- Guilherme Boulos (PSOL) / 29,07%;
- Pablo Marçal (PRTB) / 28,14%;
- Tabata Amaral (PSB) / 9,91%;
- José Luiz Datena (PSDB) / 1,84%;
- Marina Helena (Novo) / 1,38%;
- Ricardo Senese (UP) / 0,09%;
- Altino Prazeres (PSTU) / 0,05%;
- João Pimenta (PCO) / 0,02%;
- Bebeto Haddad (DC) / 0,01%.
Ricardo Nunes
Ricardo Luís Reis Nunes, paulistano e empresário, busca sua reeleição ao cargo de prefeito. De acordo com as informações da Secretaria Especial de Comunicação, Nunes é filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde os 18 anos.
Aos 21, disputou pela primeira vez as eleições para vereador da cidade, mas não foi eleito. Em 2012, recebeu mais de 30 mil votos, alcançando sua primeira legislatura na Câmara Municipal de São Paulo, sendo reeleito em 2016.
Foi eleito como vice-prefeito da capital na chapa de Bruno Covas (PSDB) nas eleições municipais de 2020. Ele assumiu a prefeitura com a morte de Covas em maio de 2021.
Leia mais: Ricardo Nunes: conheça o candidato à Prefeitura de São Paulo
Guilherme Boulos
Guilherme Boulos, 42 anos, é professor, escritor, formado em filosofia e mestre em psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP). Filiado ao PSOL, atualmente exerce o mandato de deputado federal, sendo o mais bem votado do estado nas eleições de 2022.
Filho de pais médicos e professores da USP. Aos 15 anos, ingressou no movimento estudantil pela União Juventude Comunista (UJC). Também liderou o MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.
Concorreu às eleições presidenciais de 2018 pelo PSOL e perdeu no segundo turno para Bruno Covas nas eleições municipais para prefeito de 2020.
Leia mais: Guilherme Boulos: conheça o candidato à Prefeitura de São Paulo
Leia mais: Eleições 2024: quais as funções do prefeito e vice-prefeito ?
Roda Viva Eleição
A TV Cultura realizou um Roda Viva com os candidatos que disputam à Prefeitura de São Paulo. Boulos esteve no programa que foi ao ar no dia 26 de agosto.
Já Ricardo Nunes, participou do programa que aconteceu no dia 9 de setembro.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo, toda segunda-feira, a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok e Facebook.
Debate no primeiro turno
A TV Cultura também realizou um debate no dia 15 de setembro, diretamente do Teatro B32, com os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
Roda Viva no segundo turno
No segundo turno, a TV Cultura promoverá um Roda Viva especial com os dois candidatos que irão disputar a Prefeitura de São Paulo. O programa terá dois blocos de 25 minutos e outros dois de 20 minutos cada.
Com tempos iguais de participação, os entrevistados ocuparão o centro jornalístico de forma alternada, seguindo a ordem que será decidida por sorteio 30 minutos antes do início da edição, com a presença de assessores dos dois candidatos. No quinto bloco, eles permanecerão juntos no estúdio para as considerações finais.
Quando é o segundo turno?
O segundo turno, que pode ocorrer nas cidades com mais de 200 mil habitantes para eleições majoritárias (prefeito), está marcado para o dia 27 de outubro. O horário para votação é das 8h às 17h (horário de Brasília), assim como no primeiro turno.
REDES SOCIAIS