Candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Castro Boulos, de 42 anos, é professor, escritor, formado em filosofia e mestre em psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP).
Filiado ao PSOL, atualmente exerce o mandato de deputado federal. Eleito para o cargo em 2022, foi o mais votado do estado de São Paulo, com 1.001.453 votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nascido na capital paulista em 19 de junho de 1982, Boulos é filho de pais médicos e professores da USP. Aos 15 anos, ingressou no movimento estudantil pela União Juventude Comunista (UJC).
Leia também: José Luiz Datena: conheça mais sobre o candidato à Prefeitura de São Paulo
Pouco depois, conheceu o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), onde se manteve por anos na liderança ativa.
Boulos foi professor de filosofia em escolas públicas da rede estadual paulista, lecionou por um semestre na Faculdade Mauá (FAMA) e deu aulas na Escola de Educação Permanente (EPP), ligada ao Hospital das Clínicas.
Há 15 anos, mantém um relacionamento com Natalia Szermeta, com quem tem duas filhas.
Além da participação em ocupações, como a de 2003 em um terreno da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), marcou presença em manifestações contra os gastos para a Copa do Mundo (2014), contra o impeachment de Dilma Rousseff (2016) e contra o governo de Michel Temer (2016).
Em 2018, ingressou no PSOL como pré-candidato à Presidência da República, tendo a ativista da causa indígena Sônia Guajajara como vice. A candidatura não foi ao segundo turno.
Nas eleições de 2024, em que disputa pelo cargo de chefe do Executivo na capital, Boulos tem como vice a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT).
Leia também: Tabata Amaral: conheça candidata à Prefeitura de São Paulo
Roda Viva Eleição
A TV Cultura tem realizado um Roda Viva com os candidatos que estão disputando à Prefeitura de São Paulo. Boulos estará no programa nesta segunda-feira (26).
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Assista à última edição do Roda Viva, que contou com a participação de Tabata Amaral, candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB:
Os próximos entrevistados serão Pablo Marçal (2/9) e Ricardo Nunes (9/9).
Debate no primeiro turno
A TV Cultura também fará um debate no dia 15 de setembro, ao vivo, a partir das 22h, diretamente do Teatro B32, com os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
Leia também: Roda Viva: O que é fato ou falso na entrevista do apresentador José Luiz Datena
REDES SOCIAIS