Ricardo Luís Reis Nunes, atual prefeito da cidade de São Paulo e candidato à reeleição em 2024, é paulistano e empresário.
De acordo com as informações da Secretaria Especial de Comunicação, Nunes é filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde os 18 anos.
Aos 21, disputou pela primeira vez as eleições para vereador da cidade, mas não foi eleito. Em 2012, recebeu mais de 30 mil votos, alcançando sua primeira legislatura na Câmara Municipal de São Paulo, sendo reeleito em 2016.
Durante seis anos, foi o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento da capital. Além disso, atuou em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) - Sonegação Tributária, Dívida Ativa, Theatro Municipal e Evasão Fiscal.
Leia também: Guilherme Boulos: conheça o candidato à Prefeitura de São Paulo
Atuou como presidente da Associação Empresarial Região Sul (Aesul) e fundou a Associação das Empresas Controladoras de Pragas do Estado de São Paulo (Adesp).
Na vida política, chegou a atuar contra a suposta "ideologia de gênero", termo que carrega um sentido pejorativo em que conservadores costumam utilizar para se referir à educação sexual ou temas vinculados à sexualidade no ambiente escolar. Também foi coautor do projeto de lei que pretendia implementar o "Escola Sem Partido".
Em 2018, foi candidato a deputado federal, mas não foi eleito.
Em 2020, foi vice-prefeito na chapa de Bruno Covas (PSDB). Na campanha, a Folha tornou público um boletim de ocorrência feito pela esposa de Nunes, Regina Carnovale, em 2011, por violência doméstica. Embora tenha dito "eu nunca levantei um dedo para minha mulher" em debate deste ano e que o documento "é forjado", o registro foi confirmado pela Polícia Civil.
Com a morte de Covas em 2021, assumiu o cargo em maio do mesmo ano.
Agora, aos 56 anos, entra na disputa trazendo Ricardo de Mello Araújo, como candidato a vice. O ex-coronel da Polícia Militar (PM) foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para compor a chapa.
Outro aliado importante é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O candidato é o que possui a maior coligação, garantindo o maior tempo de propaganda gratuita eleitoral, iniciada em 30 de agosto.
Casado há 27 anos, Nunes mora atualmente em Interlagos (zona sul) e tem três filhos.
Leia também: Tabata Amaral: conheça candidata à Prefeitura de São Paulo
Roda Viva Eleição
A TV Cultura tem realizado uma série de entrevistas com os cinco candidatos à Prefeitura de São Paulo mais bem colocados nas pesquisas eleitorais. Nunes estará no programa desta segunda-feira (9).
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok e Facebook.
Assista à última edição do Roda Viva, que contou com a participação de Pablo Marçal, candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB:
Debate no primeiro turno
A TV Cultura também fará um debate no dia 15 de setembro, ao vivo, a partir das 22h, diretamente do Teatro B32, com os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
Roda Viva no segundo turno
No segundo turno, a emissora promoverá um Roda Viva especial com os dois candidatos que irão disputar a Prefeitura de São Paulo. O programa terá dois blocos de 25 minutos e outros dois de 20 minutos cada.
Com tempos iguais de participação, os entrevistados ocuparão o centro jornalístico de forma alternada, seguindo a ordem que será decidida por sorteio 30 minutos antes do início da edição, com a presença de assessores dos dois candidatos. No quinto bloco, eles permanecerão juntos no estúdio para as considerações finais.
Leia também: Datafolha: Boulos, Marçal e Nunes seguem empatados na corrida pela prefeitura de São Paulo
REDES SOCIAIS