Filho “04” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan Valle Bolsonaro (PL) foi eleito vereador em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Candidato mais votado do município localizado no litoral norte de Santa Catarina, ele obteve 3.033 votos no primeiro turno das eleições de 2024, realizado neste domingo (6) em todo o Brasil.
Nas urnas, utilizou o nome do pai, além de optar por utilizar o número 22222, de fácil memorização para a população, tendo feito uma campanha baseada no uso de elementos que marcaram a trajetória do ex-presidente.
Natural do Rio de Janeiro, o agora político de 26 anos, se mudou para Santa Catarina em 2022, e foi nomeado para trabalhar como auxiliar parlamentar pleno do senador Jorge Seif (PL) no ano passado.
Filho do segundo casamento de Bolsonaro com a advogada Ana Cristina Valle, foi alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF) em 2021, que apurou suposto tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Em agosto de 2022, a investigação foi encerrada porque indícios de crime não foram encontrados.
Já em agosto de 2023, a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão contra ele em uma ação que tinha como alvo um grupo suspeito de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Em fevereiro, ele foi indiciado por suspeita de fraudar documentos.
Com a conquista de Jair Renan, todos os filhos homens de Bolsonaro estão em cargos eletivos. A família ainda tem Flávio Bolsonaro (senador pelo Rio de Janeiro), Eduardo Bolsonaro (deputado federal por São Paulo) e Carlos Bolsonaro (vereador reeleito pelo Rio de Janeiro).
Em publicação nas redes sociais, ele celebra: “Farei valer cada um dos 3.033 votos de confiança em mim e continuarei honrando os princípios do meu pai e da minha família: Deus, Pátria, Família e Liberdade”.
Acompanhe a cobertura das Eleições 2024 no "De Olho No Voto":
REDES SOCIAIS