Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Jair Bertolucci
Jair Bertolucci

Nesta terça-feira (15), o diretor, ator e apresentador brasileiro, Antônio Abujamra, completaria 88 anos. Ele era conhecido por suas encenações e pela personalidade ácida, de humor crítico. Abujamra foi um dos pioneiros em introduzir no Brasil os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon.

Antônio Abujamra se formou em filosofia e jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde iniciou sua carreira como ator. Como diretor, trabalhou na antiga TV Tupi, onde também obteve destaque por sua atuação.

Já nos anos 80, ele dirigiu peças para o teatro nova-iorquino e ainda fez duas telenovelas. Em 1991, recebeu o Prêmio Molière, pela direção de “Um Certo Hamlet”, espetáculo da companhia “Os Fodidos Privilegiados”.

Foi em 1998 quando ele participou como jurado no Festival Mundial de Televisão, sendo o único latino-americano convidado, ao lado de celebridades como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin.

Esteve à frente do programa Provocações, da TV Cultura, a partir dos anos 2000. Ele tinha um estilo audacioso em fazer as entrevistas e ganhou destaque pela pergunta “o que é a vida?”. Quando não satisfeito com as respostas dos convidados, repetia a questão. Os poemas interpretados por Abujamra também ganharam o público e repercutem até hoje. Confira alguns:

Abujamra morreu aos 82 anos durante o sono, no dia 28 de abril em 2015, por conta de um infarto.