Entretenimento

A dama da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro, comemora seus 91 anos

Atriz é a mais premiada no país e foi a única brasileira ser indicada ao Oscar


16/10/2020 11h05

A premiada atriz Fernanda Montenegro completa 91 anos nesta sexta-feira (16). A carreira de mais de 70 anos da atriz é marcada por diversas atuações no rádio, teatro, cinema e televisão. Ela é considerada uma das maiores atrizes brasileiras, sendo referenciada como a grande dama do cinema e da dramaturgia do Brasil.

A atriz compartilhou, em suas redes sociais, uma homenagem que recebeu do músico e produtor musical Billynho Blanco, que fez a canção “Fernanda, Imagine”, inspirada na música “Imagine” de John Lennon. "Comemoro meu aniversário, com este presente afetuoso", escreveu ela. 

Aos 15 anos, a jovem já trabalhava como redatora, locutora e radioatriz na rádio MEC. Foi a primeira atriz contratada da TV Tupi, no Rio de Janeiro, em 1951. Um ano antes ela já havia estreado no teatro.

Em 1963, ela passou a trabalhar na TV Rio, em novelas de Nelson Rodrigues. A atriz ainda participou no cinema, e chegou a concorrer ao Oscar pela atuação no filme “Central do Brasil”, em 1998, sendo a única brasileira a ser indicada ao prêmio de melhor atriz. Além disso, foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional, na categoria de melhor atriz por sua atuação em “Doce de Mãe” .Fernanda Montenegro ainda foi eleita a 15ª celebridade mais influente no Brasil no ano de 2013, segundo a revista Forbes.

A atriz também foi muito reconhecida nacionalmente e chegou a receber, ao longo da carreira, grande parte de todos os prêmios nacionais.

Fernanda Montenegro participou, em 2019, do programa Persona em Foco, onde contou sobre sua infância e sua carreira repleta de sucessos e prêmios. Confira: 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido