Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Joy for All
Divulgação/Joy for All

Entenda a iniciativa

A partir de um projeto do Departamento de Saúde do Reino Unido, cerca de 1.300 idosos irão receber “animais de estimação” robôs.

Investimento milionário

Com custo estimado em £ 1 milhão, a proposta tem como objetivo ajudar no combate à solidão, ao estresse e à ansiedade na terceira idade.

Testes no Reino Unido

Segundo o Daily Mail, os “pets” irão fazer companhia aos idosos aposentados por meio de testes em Milton Keynes, Luton e Bedfordshire.

Veja imagens: Webstory: Idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido

Como são os robôs?

Semelhantes a bichos de pelúcia, os “cães” e “gatos” são equipados com motores que os permitem mover a cabeça e abanar o rabo.

Outras finalidades

A iniciativa visa ainda auxiliar a população mais velha na comunicação após casos de acidente vascular cerebral, demência e dificuldades na aprendizagem.

Inteligência Artificial (IA)

Outra pretensão do projeto é a de desenvolver scanners faciais de IA a fim de identificar sinais de dor.

Contribuição na saúde mental

Estudos também já indicaram que ter os “pets robôs” por perto pode reduzir sintomas neuropsiquiátricos, como depressão, apatia e ansiedade, como apontou uma pesquisa da Universidade de Plymouth.