Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Nathalie Bohm/TV Cultura
Nathalie Bohm/TV Cultura

No #Provoca desta terça-feira (15), o cientista, professor e empreendedor Silvio Meira falou sobre tecnologia, redes sociais, fake news e os desafios do mundo conectado.

"A gente tinha uma visão ingênua da internet", reflete Meira no bate-papo com Marcelo Tas. "Existia, talvez, uma visão utópica, aquela utopia do começo, de que tecnologia ia resolver o problema e conectar o mundo, montar comunidades, criar significados comuns... ela paulatinamente começou a acontecer, e à medida que o poder instalado viu qual era o potencial dessa coisa de verdadeiramente conectar o mundo, ela começou a ser reprimida".

Para ele, a revolução tecnológica trouxe uma série de desafios e maneiras novas de lidar com um fluxo de informações praticamente infinito. "Nós estamos em um tempo de transição, de sair do mundo físico para um mundo mais digital. A gente vinha, até o começo da internet, numa época onde basicamente o mundo ao nosso redor era estável. [...] De repente você abre uma tela e tem o mundo todinho na sua frente. O que você vai aprender? O problema da gente não é excesso de informação, é falta de filtros", conclui.

Doutor em Ciência da Computação, Silvio Meira é o coordenador do Instituto Nacional de Engenharia de Software, professor extraordinário da Cesar School, professor emérito do Centro de Informática da UFPE e cientista-chefe daThe Digital Strategy Company. Meira é fundador e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, professor titular aposentado do Centro de Informática da UFPE e foi professor associado da escola de Direito da FGV-RIO.

Confira a íntegra do programa:

Apresentado por Marcelo Tas, o #Provoca vai ao ar às terças, às 22h15, na TV Cultura, site e redes sociais da emissora, além do canal oficial do programa no YouTube.