Convidado de Marcelo Tas no #Provoca desta terça (22), o rabino Michel Schlesinger falou sobre religiosidade, a importância do diálogo, autoritarismo, fé e muito mais.
"Dialogar dá trabalho, dialogar é difícil", diz o rabino. Para ele, o desafio é equilibrar segurança em si mesmo e humildade em relação ao outro: "Se eu sou uma pessoa muito insegura do meu valor, tudo que o outro disser vai me ameaçar, vai me dar medo; o outro se transforma num monstro se eu não acredito em mim mesmo".
"Eu preciso ter segurança em mim mesmo e, ao mesmo tempo, acreditar que não sei tudo e que tenho o que aprender com o outro", reflete. "Acho que o autoritarismo é, sem dúvida nenhuma, uma manifestação da insegurança. É aquela pessoa que não acredita nos seus próprios recursos, que, absolutamente insegura de si mesma, precisa partir para a violência."
Michel Schlesinger é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e estudou no Seminário Rabínico Schechter, em Jerusalém. Lançou 'Diálogos de um Rabino', seu primeiro livro, em 2018 e, no mesmo ano, participou como expositor de uma audiência pública no STF sobre a questão do aborto.
Assista à entrevista na íntegra:
Apresentado por Marcelo Tas, o #Provoca vai ao ar às terças, às 22h15, na TV Cultura, site e redes sociais da emissora, além do canal oficial do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS