A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos em todas as regiões por volta das 15h30 desta sexta-feira (24), segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.
O alerta vale para toda cidade: Zona Norte, Zona Leste, Zona Oeste, Zona Sul, Zona Sudeste, Centro, Marginal Tietê e Marginal Pinheiros.
Por volta das 16h, a Defesa Civil enviou um "alerta severo" aos celulares de moradores da capital.
"Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro", dizia a mensagem.
O CGE também registrou rajadas de ventos:
Estação Meteorológica Capela do Socorro-Cidade Dutra: 27,8km/h às 14h50
Estação Meteorológica Perus-CEU Perus: 27,8km/h às 14h20
Aeroporto de Guarulhos: 46,3km/h às 15h06
Segundo a Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, 157.244 estão sem energia. Do total, 121.753 residências estão sem fornecimento na capital paulista até as 16h30, informou a
Por conta da forte chuva, uma parte do teto do Shopping Center Norte, na zona norte da cidade, caiu.
Além disso, a estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da linha 1-Azul do metrô, foi tomada pela água.
Previsão para os próximos dias
Nos próximos dias a previsão é de temporais localizados entre o final das tardes e o início da noite, ainda com sensação de tempo abafado.
No sábado (25), dia do aniversário da cidade de São Paulo, o ar quente e úmido mantém a sensação de tempo abafado no decorrer do dia, com sol entre nuvens. A temperatura mínima é de 21°C e a máxima por volta dos 32°C.
Entre o meio e o fim da tarde retornam as pancadas de chuva típicas de verão, com potencial para rajadas de vento e eventual queda de granizo, o que eleva a condição para a formação de alagamentos, queda de árvores e elevação das cotas dos rios e córregos da RMSP e a Capital.
O domingo (26) será marcado também por chuva moderada a forte a partir do período da manhã, que deve receber o reforço da chegada de uma frente fria ao litoral paulista. Essa condição proporciona a ocorrência de chuvas com maior volume e de forma generalizada ao longo do dia. Esse cenário aponta para a formação de alagamentos intransitáveis, queda de árvores e transbordamento de rios e córregos. As temperaturas variam entre a mínima de 21°C e a máxima por volta dos 28°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 60%.
REDES SOCIAIS