Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/OSJCC
Reprodução/OSJCC

Com o intuito de ampliar a representatividade e a diversidade das alunas-instrumentistas, o Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, criou a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga, formada exclusivamente por crianças e jovens, todas alunas da Rede Municipal de Ensino do Rio.

Composta por 47 integrantes, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga tem estreia na representativa data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 11 horas da manhã, com participação especial da cantora Elba Ramalho e transmissão pelo canal do YouTube, ao vivo do Teatro da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com participação da regente convidada Priscila Bomfim

A Orquestra Sinfônica aponta que adotou o nome da primeira maestrina do país, Chiquinha Gonzaga, para homenageá-la como mulher à frente do seu tempo, que usou a música como instrumento de voz, liberdade e oportunidade. A estreia no Dia Internacional da Mulher simboliza para o grupo a luta feminina e incentiva a reflexão sobre questões de equidade de gênero.

“A experiência da música e da arte é um espaço para se ampliar horizontes nas mais variadas dimensões, estéticas, culturais, históricas, políticas, dentre tantas outras. A implantação da Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga objetiva fortalecer as políticas de equidade de gênero, tangibilizando de maneira concreta a representação feminina, desde a figura da maestrina - atividade predominantemente relacionada ao universo masculino -, como na representatividade feminina nos mais diversos instrumentos da orquestra", diz Moana Martins, Coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas

"Pretendemos desconstruir o estereótipo de que meninas tocam violinos, violoncelos e flautas, para que possam tocar outros instrumentos. A orquestra foi criada com o objetivo de incentivar mais meninas, alunas da rede municipal de ensino, possam participar do Programa Orquestra nas Escolas”, completa. 

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a OSJC Chiquinha Gonzaga foi criada com o intuito de ampliar as estratégias de equidade de gênero dentro do universo da música de orquestra e valorizar as instrumentistas da rede pública de ensino.

A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga informa que a apresentação está em conformidade com os cuidados necessários para garantir a segurança das crianças e jovens integrantes do grupo, bem como dos familiares e equipe do projeto Orquestra nas Escolas.


Serviço: Estreia Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga

Participação especial Elba Ramalho

Data: 8 de março de 2021 | segunda-feira

Horário: 11h 

Local: transmissão ao vivo do Teatro Cidade das Artes pelo YouTube


Programa Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga

1. Mulher Rendeira (Desconhecido) | Arranjo: Anderson Alves

2. Odeon (Ernesto Nazareth) | Arranjo: Anderson Alves

3. Tamba Tajá (Waldemar Henrique) | Orquestração: Anderson Alves

4. Que Nem Jiló, (Luiz Gonzaga) | Arranjo: Aline Falcão | Par. Elba Ramalho

5. De Volta Pro Meu Aconchego (Dominguinhos / Nando Cordel) | Piano Moana Martins e Elba Ramalho

6. Xote das Meninas, Luiz Gonzaga | Arranjo: Anderson Alves

7. Gaúcho Corta Jaca e Ô Abre Alas, Chiquinha Gonzaga | Arranjo: Anderson Alves