Israel informou neste domingo (12) que abriu uma nova passagem na sua fronteira com a Faixa de Gaza. A medida tem o objetivo de facilitar a entrada de ajuda humanitária no território palestino e se dá após pressão por parte dos Estados Unidos.
Na semana passada, a passagem de Kerem Shalom - a única fronteira entre Israel e Gaza que até então estava aberta aberta - foi fechada e reaberta diversas vezes após ataques do Hamas na região.
Ainda hoje, sete caminhões com tanques de combustível cruzaram a passagem em questão, segundo o próprio governo israelense.
Outro ponto de entrada da ajuda humanitária era a cidade de Rafah, que fica localizada no extremo sul de Gaza e liga a região com a península do Sinai, no Egito.
Leia mais: PF apreende 124kg de maconha na BR-116 em Eldorado do Sul (RS)
Em 2024, Porto Alegre teve o início de maio mais chuvoso dos últimos 63 anos
Recentemente, Israel afirmou ter tomado o controle da região. Segundo a mídia local, tanques do estado judeu teriam bloqueado a passagem entre os territórios palestino e egípcio.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) já haviam ordenado que a população palestina deixasse a região na última segunda-feira (6). A orientação dos militares foi para que as pessoas se dirigissem a Al-Mawasi, uma cidade vizinha.
O pedido se deu pelo fato de que o exército israelense planejava uma incursão por terra na cidade. Segundo o Hamas, no entanto, as tropas de Benjamin Netanyahu já haviam bombardeado os arredores do local ao leste.
REDES SOCIAIS