Entretenimento

#8M: Séries de TV abordam o empoderamento feminino em diversas faces

Conheça dez produções que trazem a força da mulher e a luta diária por seus direitos, espaço e respeito


04/03/2021 14h33

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima segunda-feira (8), separamos algumas séries que abordam o empoderamento feminino em diversas faces do seu dia a dia.

Veja a seguir algumas das produções que já foram lançadas nas plataformas digitais:

Coisa mais linda

Divulgação


A produção brasileira lançada em 2019, aborda a ascensão da bossa nova e o empoderamento feminino em 1959, sendo o título da série inspirado em um verso da canção "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Morais.

Coisa Mais Linda usa suas protagonistas totalmente diferentes entre si para falar sobre diversos temas importantes que cercam a vida feminina diariamente, como a luta por seu espaço na sociedade, respeito, direito e igualdade.

As telefonistas

Divulgação


Situada entre as décadas de 20 e 30, a história traz o crescimento das companhias telefônicas na Espanha, observado pela perspectiva de uma profissão que chegou junto com o invento, para dar as mulheres uma chance no mercado de trabalho: ser telefonista.

Durante seis temporadas, quatro amigas compartilham entre si a revolução dos costumes impostos as mulheres daquela época.

The Handmaid´s Tale

Divulgação


Criada por Bruce Miller, após um atentado terrorista tirar a vida do presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos políticos eleitos, uma facção católica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz.

Com a sociedade enfrentando desastres ambientais e uma taxa de natalidade em queda, a sociedade é governada por um fundamentalismo religioso que trata as mulheres como propriedade do estado, entre elas, está Offred, a principal personagem da série e uma das poucas mulheres ainda férteis que tenta sobreviver ao sistema. Em meio ao caos instaurado, ela tenta encontrar sua filha.

The Crown

Divulgação


Em formato websérie de drama biográfico, criada e escrita por Peter Morgan, conta a trajetória da Rainha Elizabeth II do Reino Unido, desde o seu casamento em 1947 aos dias de hoje.

Cada temporada consiste em uma década de sua vida e traz menções sobre a vida política e pessoal de vários outros personagens históricos que fizeram parte de seu reinado, como Philip, Duque de Edimburgo, Princesa Margaret, Príncipe Charles, entre outros.

SuperMães

Divulgação


A produção canadense, traz a história de quatro mães com seus bebês e o desafio que é equilibrar a vida após o nascimento dos filhos, conciliando sua carreira, amor, cuidados pessoais e a agitada vida em Toronto.

Com uma pitada de humor e situações inusitadas, a série mostra um lado mais real da maternidade, onde existe frustração, solidão, dúvidas, dor, mas deixar de lado o amor.

Leia também: Mulheres dedicam quase o dobro do tempo em cuidados ou afazeres domésticos, segundo IBGE

Anne With an E

Divulgação


Baseada no livro Anne of Green Gables, publicado em 1908, de Lucy Maud Montgomery, é adaptada pela escritora e produtora vencedora do Emmy, Moira Walley-Beckett.

Essa é uma história de amadurecimento sobre uma jovem orfã que no final da década de 1890 vai contra todas as probabilidades e numerosos desafios, e vai à luta por amor, aceitação e por seu lugar no mundo.

A Vida e a História de Madam C.J Walker

Divulgação


Baseada em fatos reais, a minissérie conta com quatro episódios e retrata a história da primeira mulher a se tornar milionária no país, com leveza, mas ao mesmo tempo trabalhando todas as temáticas com a devida seriedade.

A afro-americana Sarah Breedlove, que ficou conhecida como Madam Walker, venceu a pobreza e construiu um império de produtos de beleza.

Doces Magnólias

Divulgação


A série que cativou uma legião de fãs por todo o mundo, conta a história das amigas Maddie, Helen e Dana Sue que lidam juntas com problemas amorosos, familiares e profissionais na pequena cidade de Serenity.

Não promete uma superprodução, além disso, também apresenta trama e personagens simples, mas é justamente essa simplicidade que ganha o público, à medida que o espectador conhece a história de cada personagem.

Tempos de Guerra

Divulgação


Essa é uma história real que conta a jornada de um grupo de enfermeiras e moças da alta sociedade espanhola que, por ordem da Rainha Vitória Eugênia, vão ajudar a cuidar dos feridos que estão na guerra do Rife (1921-1927), no Marrocos

Enviadas ao “front” marroquino para abrir um hospital da Cruz Vermelha, além de lutarem todos os dias para salvarem as vidas dos combatentes, encontram amizade e o amor.

Nada Ortodoxa

Divulgação


Indicada ao Emmy 2020, a história acompanha Esther, uma jovem judia que foge de sua comunidade ultraortodoxa.

A série se aprofunda ao tratar da cultura judaica, mas vai além ao transpor o cenário de uma Berlim contemporânea, sendo uma jornada em todos os sentidos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina