Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty images
Getty images

1. Cadastro

Para começar o processo, você deve se cadastrar no órgão responsável pela CNH, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e pagar a taxa de inscrição. O formulário pode ser preenchido tanto pelo site quanto presencialmente nas sedes do Departamento de Trânsito.

2. Exames médico e psicotécnico

Os exames de aptidão física e mental são feitos em clínicas indicadas pelo Detran. O resultado sai no próprio dia dos exames e, se for positivo, autoriza a escolha de um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado pelo Detran.

3. Curso Teórico (CFC)

Conhecido como CFC, o Curso de Legislação é obrigatório e consiste em 45 horas de aula sobre leis e legislação de trânsito.

Leia mais: Webstory: Passo a passo para tirar sua CNH

4. Prova teórica

Pode ser marcada pelo site do Detran após o a emissão do certificado do CFC e o pagamento do DAE da Prova de Legislação. Para ser aprovado, você deve atingir uma pontuação igual ou maior que 21 pontos.

5. Curso prático

Para as aulas de direção, você deve antes pagar a taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). São exigidas no mínimo 20 horas de aulas práticas para marcar a prova prática.

6. Prova prática

Após o pagamento do DAE do Exame de Direção, o Centro de Formação de Condutores irá marcar o dia e horário do exame. Se aprovado, você receberá a CNH provisória com validade de um ano. Se reprovado, deverá aguardar 15 dias para marcar um segundo exame.