Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Fossa das Marianas

É o local mais profundo dos oceanos e atinge uma profundidade de 10,984 metros. Localiza-se a leste das ilhas Marianas, na fronteira entre as placas tectônicas do Oceano Pacífico e das Filipinas.

Oxigênio

Muitas pessoas acreditam que a maior quantidade de oxigênio da Terra é produzida pelas árvores, entretanto, quem é responsável pela maior produção são as algas marinhas, que liberam oxigênio em excesso na água e vai para a atmosfera, onde fica disponível para todos.

Ilha de plástico

No Oceano Pacífico, existe uma ilha que ultrapassa o tamanho da França e é o maior depósito de lixo oceânico do mundo, com 1,8 mil milhões de detritos flutuantes de plástico. Anualmente, matam milhares de animais marinhos entre a Califórnia e o Havaí.

Em um artigo publicado na revista Scientific Reports, cientistas demonstram que há cerca de 80 mil toneladas de plástico a flutuar nessa ilha, um valor muito mais elevado do que se pensava.

Recifes

O aquecimento global, o assoreamento, a poluição, a pesca excessiva e outros fenômenos desgastam os corais até a morte.

Conjunto de montanhas

Conhecida também pelos nomes de dorsal submarina e crista média oceânica, a dorsal mesoatlântica é um conjunto de montanhas que fica abaixo do nível do mar.

Estas cadeias originaram-se do afastamento das placas tectônicas e formam o maior agrupamento de montanhas do mundo, chegando a 65.000 quilômetros de extensão.

Veja imagens: Webstory: Curiosidades sobre os oceanos

Água

Se toda água da Terra - doce, salgada e congelada - fosse dividida entre os habitantes, cada pessoa teria direito a oito piscinas olímpicas cheias. Mas, se dividisse somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma delas teria direito a apenas cinco litros de água.

Lixo

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050 haverá mais lixo do que peixes nos oceanos. Com isso, inúmeras espécies marinhas serão extintas.

Geleiras

Caso todo o gelo do continente antártico derretesse, cerca de 1/4 do mundo ficaria submerso.

Brasil

O Brasil possui a maior quantidade de água doce do mundo, com 12% do total existente em todo o planeta. Esse número ultrapassa a quantidade que todo o continente europeu ou africano, por exemplo, detém, com 7% e 10%, respectivamente.