Um dos grandes problemas durante a pandemia do novo coronavírus é encontrar informações. A bióloga Viviane Alves está à frente de um projeto de combate às notícias falsas e divulgação de conteúdo científico em linguagem acessível para a população.
Ao Estação Livre, Alves conta que se tornou divulgadora científica a pedido do Departamento de Microbiologia da UFMG, onde trabalha. "O departamento me incumbiu dessa tarefa de levar informação confiável sobre a Covid-19 nas redes sociais", comenta.
Para o trabalho, são utilizados vídeos curtos e postagens que dão informações corretas e desmistificam fake news. Ainda, informações básicas para o dia a dia são divulgadas. Até mesmo um podcast foi criado com o objetivo de conscientizar a população.
Leia também: Adesão à campanha da vacinação contra gripe é baixa no Brasil
Diariamente, uma média de 37 mil pessoas são alcançadas nas redes sociais da universidade. "O maior desafio é fazer com que as pessoas entendem que a ciência funciona, salva vidas", completa.
Assista à matéria do Estação Livre:
Assista à íntegra do Estação Livre sobre saúde:
O programa é parte da nova grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.
REDES SOCIAIS