Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura
TV Cultura

Livrarias especializadas em literatura negra, periférica e feminista se espalham por todo o país. Elas acabam se tornando refúgio de quem deseja se ver representado no universo literário, mas não encontra respaldo em grandes redes.

A LiteraRUA é uma delas. "A gente é uma editora com ideologia, voltada para o público preto, pobre, favelado, periférico e essa literatura nossa. A gente não trabalha meramente com dinheiro. A gente tem a missão de contar a história do nosso povo", diz o escritor Toni C.

Leia também: Oito declarações surpreendentes de estrelas do pop

Segundo a proprietária Ketty Valêncio, o projeto traz uma ação transformadora. "Eu me vejo nas pessoas que comprar os livros, e vice-versa", conta.

Toni C aponta para a importância do hip hop em sua trajetória de vida. "Foi o hip hop que me apresentou a literatura. A literatura que eu aprendi na escola era uma coisa chata. Foi o rap que falou: 'abre um livro e vai se informar'". Valêncio reitera a relevância da vertente cultural: "O hip hop e a literatura são praticamente a mesma coisa. É o primeiro movimento que me traz a minha humanidade", afirma.

Leia também: Acervo pessoal de Vinícius de Moraes será lançado em site na próxima quinta-feira (27)

Assista à reportagem do Estação Livre:


Assista à íntegra do Estação Livre sobre literatura:

O programa é parte da nova grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.