Entretenimento

'Pelespírito': Zélia Duncan celebra 40 anos de carreira e escolhe o amor em novo álbum

Transformando suas dúvidas e dores, novo projeto da cantora é um abraço em forma de música em tempos de pandemia


25/05/2021 18h11

Cordas e sentimentos íntimos definem o novo projeto da cantora e compositora Zélia Duncan. Lançado em 21 de maio, o álbum ‘Pelespírito’ e suas 15 faixas celebram os 40 anos de carreira da cantora.

São apresentados ritmos como folk, country, rock, sertanejo nordestino, pantaneiro e blues nas músicas compostas do encontro musical de Zélia com o poeta e produtor pernambucano Juliano Holanda.

Por ter sido gravado durante a pandemia da Covid-19 entre 2020 e 2021, Zélia define o projeto como íntimo e confessional. “Quanto mais íntimo, mais universal é. Eu desejo que as músicas consolem o público como me consolam”, confessou a cantora em entrevista coletiva.

“Após um ano e pouco disso tudo, temos experiência com esse sofrimento. Só que ele está virando música, livro, quadro, coreografia, peça teatral. E é isso que nós artistas temos que produzir e inventar todo dia”, disse.

Leia também: Os sertanejos Maiara e Fernando fazem show online inédito no dia dos namorados

Sobre o incentivo à arte, Zélia reconheceu que “nunca tivemos inimigos da cultura como o exército de ignorantes que temos hoje no governo”. ‘Pelespírito’ nasce deste cenário de incertezas e de perigo para minorias, permitindo a transformação das dúvidas e dores da cantora em música.

Em entrevista coletiva realizada nesta terça (25), a compositora reforçou a importância da cultura como algo que promove o encontro, que faz pensar e que consola. De certa forma, Zélia atingiu seu objetivo com o público. O projeto é recebido quase como um abraço em forma de música em um momento de luto nacional e medo.

Músicas como 'Vai melhorar', que fecha o novo álbum, e 'Nossas coisinhas' são exemplos de como Zélia escolhe a esperança e o amor como arma para este momento. “Gosto de encerrar com ‘Vai Melhorar’ porque é o que a gente deseja, é o que a gente espera. Por isso temos que nos vacinar juntos. É coletivamente que vamos conseguir fazer uma coisa melhor. Vai melhorar, se a gente for junto”, afirmou a cantora.

'Pelespírito' já está disponível nas plataformas digitais.

40 anos de carreira

O projeto revisionista celebra os 40 anos de carreira de Zélia Duncan, os quais lançou cinco discos, cinco DVDs solo e ganhou prêmios como o discos de ouro e de platina. Ao olhar para trás, ela se reconhece como mais aventureira na música.

“Eu vejo um amadurecimento. Aprendi a apreciar o processo que, no caso de ‘Pelespírito’, foi bem minimalista”, disse. Ela completou admitindo que se acostumou com o ato de se arriscar, mudar e testar. “Eu amei fazer esse novo álbum, amei gravar os vocais, agora ninguém me segura”, brinca.

O álbum também marca a volta da compositora à Universal Music, que ela mesma define como “seu cantinho”. Ela relembrou alguns de seus discos com a gravadora como “Sortimento” (2001), “Eu Me Transformo em Outras” (2004) e “Pré Pós Tudo Bossa Band” (2005).

Leia também: Kelly Key é vacinada contra a Covid-19

Para celebrar a carreira, Zélia Duncan realizará uma live de lançamento deste disco no dia 19 de junho, às 21h. A apresentação no Teatro Prudential, no Rio de Janeiro, será transmitida online. Parte da renda dos ingressos será doada a uma instituição social atuante no combate à fome. Mais detalhes serão divulgados em breve no site oficial da artista.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças