Entretenimento

Ruy Castro comenta embate com ex-ministro que pediu inquérito por texto contra Bolsonaro

"Embora [André Mendonça] seja um idiota, não é o suficiente para achar que aquilo poderia ser levado em frente", afirmou o escritor no #Provoca


08/06/2021 22h20

No #Provoca desta terça (8), o jornalista e escritor Ruy Castro falou sobre o episódio em que o ex-ministro da Justiça, André Mendonça, pediu que ele fosse investigado por uma coluna contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

"Não [deu em nada], nem era para dar. Embora [Mendonça] seja um idiota, ele não é idiota o suficiente para achar que aquilo poderia ser levado em frente. Ele queria só fazer um 'brilhareco' para o patrão dele, como ele fez. Durou um dia aquela história toda", afirmou o escritor na conversa com Marcelo Tas.

Assista ao trecho:

O texto, publicado no jornal Folha de S. Paulo em janeiro deste ano, tratava do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: "Trump teria uma saída capaz de fazer dele um herói, um mártir, um ícone eterno para seus seguidores idiotizados. Matar-se", escreveu Castro. "E, como Bolsonaro copia tudo que ele diz e faz, poderia segui-lo também nesse gesto", continua a coluna. 

Mendonça, então ministro da Justiça, publicou nas redes sociais que "alguns jornalistas chegaram ao fundo do poço" e afirmou que solicitaria um inquérito para apurar a conduta do escritor.

"Como é que você, um pobre cronista provinciano, consegue induzir o homem mais poderoso e o homem mais poderoso do Brasil ao suicídio? Só se os dois forem idiotas", comentou Castro no #Provoca. "Ao querer aplicar a Lei de Segurança Nacional em cima de um cronista que fez isso, você está na verdade classificando seu chefe de idiota. Foi isso que aquele André Mendonça fez com o Bolsonaro", concluiu. 

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura e site oficial da emissora.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças