Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Daniel de Granville
Foto: Daniel de Granville

Única região brasileira que não apresenta litoral, o Centro-Oeste não perde em beleza para as atraentes praias do país. Cachoeiras, rios, lagos, grutas, serras e chapadas, além de uma rica diversidade de animais e plantas, espalham-se por Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que compõem a área central do Brasil.

Afora os passeios ecológicos, a região também chama a atenção pelos programas histórico-culturais. Monumentos, parques e museus preenchem os dias dos visitantes que se aventuram em conhecer o interior brasileiro. Se você planeja tornar-se um deles, confira a seguir sete destinos no Centro-Oeste que não podem faltar no seu itinerário.

Veja imagens: Webstory: Sete destinos para visitar no Centro-Oeste

Brasília - DF

Cidade que carrega as marcas do talento de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, Brasília foi inaugurada em 1960 e, desde a década de 80, integra a lista de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. Os passeios na capital federal vão muito além das clássicas visitas ao Palácio da Alvorada e aos edifícios da Praça dos Três Poderes, os quais, diga-se de passagem, devem constar do seu roteiro.

O município conta também com amplas áreas verdes que proporcionam caminhadas e momentos de lazer, como o Pontão do Lago Sul, às margens do Lago Paranoá, o Jardim Botânico e o parque Ermida Dom Bosco. Para a programação cultural, deve-se considerar passar pela Catedral Metropolitana, o Memorial JK e o Museu do Catetinho. Brasília abriga ainda o Estádio Mané Garrincha, parada obrigatória para os amantes de futebol.

Alto Paraíso de Goiás - GO

Se você busca embarcar em uma viagem para se desconectar da vida urbana, Alto Paraíso de Goiás é o destino ideal. Colado à Chapada dos Veadeiros, o município é a porta de entrada para os vales, os cânions, as cachoeiras e as piscinas naturais de águas transparentes e verde esmeralda da região. Além disso, o trajeto até os diferentes pontos do complexo permite que os visitantes conheçam a fauna e flora do Cerrado.

Rio Quente - GO

A pouco menos de 30 quilômetros de Caldas Novas, o pequeno município de Rio Quente recebe tanto viajantes aventureiros quanto turistas que procuram descansar. O nome não é à toa. As águas do rio que corta a cidade são realmente aquecidas, com temperaturas que variam entre 23°C e 32°C. Cercados pela natureza do Cerrado, o Hot Park oferece atrações aquáticas para todas as idades e o Parque das Fontes garante horas de relaxamento ao disponibilizar ofurôs, saunas e duchas de águas naturais.

Nobres - MT

Pequena cidade que tem chamado cada vez mais atenção dos apaixonados por ecoturismo, Nobres localiza-se a cerca de duas horas de Cuiabá, capital mato-grossense. As grutas, as cachoeiras, os rios e os lagos da região encantam pelas águas transparentes, que possibilitam a prática de mergulhos e flutuações. Entre as principais atrações do município estão o Duto do Quebó, a Cachoeira Serra Azul, o Aquário Encantado, o Rio Triste e a Lagoa das Araras.

Cáceres - MT

Mais um cantinho brasileiro para fugir da agitação da cidade grande e conhecer a vegetação e a vida animal. Atravessado pelo Rio Paraguai, o município de Cáceres situa-se no Pantanal, maior planície inundada do mundo. Conduzidos por embarcações, os turistas podem conhecer de perto a riqueza da biodiversidade da região. Trilhas, cachoeiras, lagoas, cavernas e praias de água doce, afora o centro histórico, preenchem o dia dos visitantes.

Bonito - MS

As excêntricas paisagens de Bonito atraem milhares de viajantes todos os anos. O roteiro de quem adentra este paraíso brasileiro inclui trilhas em meio à densa natureza, banhos de cachoeira, mergulho em rios, lagos e lagoas, visitas a cavernas, arvorismo e, ainda, prática de esportes radicais, como tirolesa, caiaque e rapel. Destacam-se os passeios para a Boca da Onça e o Buraco do Macaco, cachoeiras de águas cristalinas, a Praia da Figueira, o Rio Sucuri e a Gruta do Lago Azul, caverna com cerca de 90 metros de profundidade.

Corumbá - MS

Imerso no Pantanal Sul, Corumbá é um dos principais destinos para quem quer admirar a riqueza animal e vegetal deste bioma. Ao percorrer o Rio Paraguai, você visualiza a natureza nativa e, ainda, pode encontrar capivaras, antas, ariranhas e jacarés. No centro, há construções que remetem ao passado da cidade, tais como o Casario do Porto, o Museu de História do Pantanal e a Escadinha da Quinze. Devido à proximidade com a Bolívia, é possível passar uma tarde fazendo compras no país vizinho.