Entretenimento

20 anos de "Velozes & Furiosos": a franquia que revolucionou uma geração

Saga completa duas décadas de existência e carrega grandes feitos em sua bagagem


22/06/2021 19h03

Vinte anos se passaram desde o marcante 22 de junho de 2001. Naquela data, o cinema norte-americano revelava ao mundo um filme que seria responsável por revolucionar e popularizar a cultura de corridas de rua.

Até então, os “rachas ou pegas” — somados ao tuning — eram práticas constantes no cenário underground de países como Japão e Estados Unidos.



Escondido nas noites com ruas livres ou interditadas na vida real, esse estilo de vida encontrou a luz ao receber o holofote midiático da sétima arte. Nascia, então, “The Fast and the Furious” — “Velozes & Furiosos”, traduzido para o português.

O que muitos não sabem é que, desde seu embrião, o filme tem forte relação com a mídia. Isso porque o longa-metragem nasceu da inspiração do artigo “Racer X”, veiculado em 1998, na revista Vibe, situada em Nova York. O autor da emblemática publicação é o jornalista Ken Li e o leitor foi Rob Cohen, diretor e criador de “Velozes & Furiosos”.

Para celebrar o aniversário de duas décadas da franquia, a TV Cultura apurou informações e recebeu dados relevantes da Universal Pictures para ilustrar a grandeza e importância dos filmes para o cinema.

A seguir, você confere fatos e curiosidades sobre as produções.

Algumas frases que resumem toda a obra

A frase dita por “Dom” (Vin Diesel) em “Velozes & Furiosos 7” define um dos temas centrais de toda a franquia: os valores e princípios de família.

Desde o primeiro filme, em 2001, o personagem considera um familiar todo aquele por qual tem grande apreço — seja de sangue ou não.


Mia Toretto (Jordana Brewster) — irmã de sangue “Dom” — fez a afirmação em “Velozes & Furiosos 4”. Ela usou a expressão para tentar definir Brian O’Conner (Paul Walker).

Em uma cena, ela questiona Brian sobre o porquê de ter deixado Toretto fugir no fim do primeiro filme.

No primeiro longa, Brian é um policial que investiga roubos de cargas na cidade de Los Angeles. Para conhecer de perto os principais suspeitos pelos crimes e ter certeza de que essa equipe é chefiada pelo próprio irmão de Mia, ele ganha a confiança de Toretto com o objetivo de se infiltrar na família e descobrir novas pistas.

No decorrer da história, Brian se apaixona por Mia, acaba se envolvendo com a família mais do que esperava e, no fim, ele paga uma dívida com "Dom” e permite que ele fuja com um Toyota Supra MK IV — o famoso carro de 10 segundos.


Até aqui, mais de 12.000 carros foram usados — incluindo veículos de fundo.

Estima-se que 2.500 carros foram destruídos para as produções de todos os filmes. A cena com o maior número de carros destruídos aconteceu em “Velozes & Furiosos 5: Operação Rio”, durante o roubo do cofre.

Em 8 filmes, faturou mais de $ 5,15 bilhões de dólares na bilheteria mundial.

É a 5ª maior franquia de cinema de todos os tempos.

É a 2ª maior franquia original de cinema.

Os criadores e protagonistas viajaram mais de 1,512,783.36 quilômetros por 18 países para promover os filmes. Com esse número, é possível dar a volta na Terra por 32 vezes.

A trilha sonora de toda a saga é sempre uma atração à parte. A clipe da música "See You Again" de Wiz Khalifa e Charlie Puth — plano de fundo para a cena final entre Brian e Toretto em "Velozes & Furiosos 7" —, foi o primeiro na história a atingir a marca de 1 bilhão de visualizações.


O ator faleceu no dia 30 de novembro de 2013, aos 40 anos, vítima de um acidente de carro. Na vida real, Walker também era apaixonado por carros e, tempos depois de sua morte, foram reveladas imagens de sua garagem com carros raros de colecionador.

Na época da fatalidade, “Velozes & Furiosos 7” já estava em fase de produção e, para finalizar as gravações com o personagem de Brian, a direção contou com a ajuda de Cody e Caleb Walker — irmãos de Paul — para dublar o ator com computação gráfica.

Até o momento, não se sabe se os responsáveis voltarão a contar com os irmãos para “reviver” Paul Walker nos sets de filmagem para a sequência da saga que acabará no 11º filme.


Mais do que corridas e cenas de ação, a história mostra que os valores e princípios familiares devem ficar sempre em primeiro lugar — e que nada é mais importante do que isso.

“Velozes & Furiosos” carrega uma trajetória bem-sucedida que conseguiu a façanha de transcender as salas de cinema, e trazer lições que realmente importam às pessoas que amam e se identificam com toda a narrativa.

Além disso, fomentou o mercado do entretenimento ao servir de inspirações para jogos como “Need for Speed: Underground” e popularizou a cultura de corridas de rua em todo o mundo.

Isso revolucionou a forma com que os apaixonados por carros usufruem desse estilo de vida único: “tunando” um carro, correndo em ruas e avenidas, jogando videogame, compartilhando momentos felizes ou fazendo uma oração em volta da mesa — na companhia da família para agradecer pelo alimento e pela vida.

"Velozes & Furiosos 9" estreia na próxima quinta-feira (24).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças