Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura/Gelse Montesso
TV Cultura/Gelse Montesso

No #Provoca desta terça (22), Marcelo Tas entrevistou a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP). A conversa abordou, entre outros assuntos, o caso de assédio na Assembleia Legislativa de São Paulo envolvendo o deputado Fernando Cury (Cidadania-SP).

"É uma sensação de aflição, é como se uma aflição passeasse por onde ele encostou. [...] O que eu sinto quando me lembro da cena é um tremor, uma coisa que eu não sei se já inventaram um nome, mas é uma coisa muito ruim, essa coisa dele ter se aproximado por trás", contou a deputada.



Em dezembro de 2020, Cury foi flagrado pelas câmeras da Alesp tocando o seio da colega e abraçando-a por trás; o vídeo mostra que ela imediatamente reage e o afasta. Após o incidente, a psolista abriu um boletim de ocorrência contra o deputado por importunação sexual. 113 dias após o assédio, ele foi punido com afastamento de seis meses.


"Posso dizer para você que não estou totalmente recuperada", afirmou a parlamentar. "O que o Fernando Cury fez meio que acabou um pouco com a minha vida. Estou querendo dizer que acabou com aquela vida que existia antes. Ele mal tem ideia disso. [...] Passei por uma série de coisas que têm a ver com o fato de eu ter sido assediada, precisei de um momento para respirar", continuou. 

Leia também: Isa Penna: "Nova onda do feminismo vem para resgatar diversidade"

Ainda sobre o episódio, ela afirma que conseguiu denunciar graças a 'um anjo da guarda': "É um sem-teto, que é meu companheiro de militância, do movimento sem teto. Ele chegou em casa e falou: 'Isa pega lá o vídeo da Alesp porque eu estava assistindo e vi que dá para ver direitinho o que aconteceu'. Faço questão que as pessoas saibam que foi um trabalhador negro do movimento de moradia que chegou na minha casa, na hora H, que eu estava assim, 'cara, como é que eu vou enfrentar essa situação sem provas'?", explicou.

Assista à entrevista na íntegra:


O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.