Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura/Gelse Montesso
TV Cultura/Gelse Montesso

Convidada do #Provoca desta terça (22), a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) conversou com Marcelo Tas sobre o feminismo e as diferentes vertentes do movimento ao longo da história.

"Tem vertentes históricas do feminismo, a gente reconhece aqui no Brasil como feminismo radical, mas ele não tem nada a ver com as feministas mais radicais que as outras etc. O feminismo radical é 'biologicista' [...] a ideia de que todo homem, por ter a criação social machista, agressiva e violenta, ele é um inerente estuprador", afirmou.

Leia também: Isa Penna relembra assédio na Alesp: "Acabou com aquela vida que existia antes"

Para ela, o movimento pela igualdade de gênero vive outra realidade na última década. "Agora, neste momento, já vejo um momento diferente do feminismo. É o momento em que o feminismo quer olhar para a diversidade entre as próprias mulheres. É verdade que o feminismo da década de 80 foi muito importante, mas é verdade também que ele criou um estereótipo de quem é a feminista, do que é esperado de uma feminista", continuou. 


Leia também: "Se [Boulos] topar, a gente vai eleger governador", diz Isa Penna no #Provoca

"Acho que essa nova onda do feminismo que a gente vive, na minha opinião, especialmente na última década, ela vem para resgatar a ideia que há diversidade. E, mais do que diversidade, as mulheres precisam enxergar nos homens, nos homens negros, nas mulheres negras, nas pessoas não-cis, aliados. Cada vez mais as pessoas têm que se entender como aliados", completou.

Assista à entrevista na íntegra:




O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.