Entretenimento

Sete destinos para visitar no Centro-Oeste

Conheça as principais atrações do coração do Brasil


24/06/2021 21h30

Única região brasileira que não apresenta litoral, o Centro-Oeste não perde em beleza para as atraentes praias do país. Cachoeiras, rios, lagos, grutas, serras e chapadas, além de uma rica diversidade de animais e plantas, espalham-se por Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que compõem a área central do Brasil.

Afora os passeios ecológicos, a região também chama a atenção pelos programas histórico-culturais. Monumentos, parques e museus preenchem os dias dos visitantes que se aventuram em conhecer o interior brasileiro. Se você planeja tornar-se um deles, confira a seguir sete destinos no Centro-Oeste que não podem faltar no seu itinerário.

Veja imagens: Webstory: Sete destinos para visitar no Centro-Oeste

Brasília - DF

Cidade que carrega as marcas do talento de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, Brasília foi inaugurada em 1960 e, desde a década de 80, integra a lista de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. Os passeios na capital federal vão muito além das clássicas visitas ao Palácio da Alvorada e aos edifícios da Praça dos Três Poderes, os quais, diga-se de passagem, devem constar do seu roteiro.

O município conta também com amplas áreas verdes que proporcionam caminhadas e momentos de lazer, como o Pontão do Lago Sul, às margens do Lago Paranoá, o Jardim Botânico e o parque Ermida Dom Bosco. Para a programação cultural, deve-se considerar passar pela Catedral Metropolitana, o Memorial JK e o Museu do Catetinho. Brasília abriga ainda o Estádio Mané Garrincha, parada obrigatória para os amantes de futebol.

Alto Paraíso de Goiás - GO

Se você busca embarcar em uma viagem para se desconectar da vida urbana, Alto Paraíso de Goiás é o destino ideal. Colado à Chapada dos Veadeiros, o município é a porta de entrada para os vales, os cânions, as cachoeiras e as piscinas naturais de águas transparentes e verde esmeralda da região. Além disso, o trajeto até os diferentes pontos do complexo permite que os visitantes conheçam a fauna e flora do Cerrado.

Rio Quente - GO

A pouco menos de 30 quilômetros de Caldas Novas, o pequeno município de Rio Quente recebe tanto viajantes aventureiros quanto turistas que procuram descansar. O nome não é à toa. As águas do rio que corta a cidade são realmente aquecidas, com temperaturas que variam entre 23°C e 32°C. Cercados pela natureza do Cerrado, o Hot Park oferece atrações aquáticas para todas as idades e o Parque das Fontes garante horas de relaxamento ao disponibilizar ofurôs, saunas e duchas de águas naturais.

Nobres - MT

Pequena cidade que tem chamado cada vez mais atenção dos apaixonados por ecoturismo, Nobres localiza-se a cerca de duas horas de Cuiabá, capital mato-grossense. As grutas, as cachoeiras, os rios e os lagos da região encantam pelas águas transparentes, que possibilitam a prática de mergulhos e flutuações. Entre as principais atrações do município estão o Duto do Quebó, a Cachoeira Serra Azul, o Aquário Encantado, o Rio Triste e a Lagoa das Araras.

Cáceres - MT

Mais um cantinho brasileiro para fugir da agitação da cidade grande e conhecer a vegetação e a vida animal. Atravessado pelo Rio Paraguai, o município de Cáceres situa-se no Pantanal, maior planície inundada do mundo. Conduzidos por embarcações, os turistas podem conhecer de perto a riqueza da biodiversidade da região. Trilhas, cachoeiras, lagoas, cavernas e praias de água doce, afora o centro histórico, preenchem o dia dos visitantes.

Bonito - MS

As excêntricas paisagens de Bonito atraem milhares de viajantes todos os anos. O roteiro de quem adentra este paraíso brasileiro inclui trilhas em meio à densa natureza, banhos de cachoeira, mergulho em rios, lagos e lagoas, visitas a cavernas, arvorismo e, ainda, prática de esportes radicais, como tirolesa, caiaque e rapel. Destacam-se os passeios para a Boca da Onça e o Buraco do Macaco, cachoeiras de águas cristalinas, a Praia da Figueira, o Rio Sucuri e a Gruta do Lago Azul, caverna com cerca de 90 metros de profundidade.

Corumbá - MS

Imerso no Pantanal Sul, Corumbá é um dos principais destinos para quem quer admirar a riqueza animal e vegetal deste bioma. Ao percorrer o Rio Paraguai, você visualiza a natureza nativa e, ainda, pode encontrar capivaras, antas, ariranhas e jacarés. No centro, há construções que remetem ao passado da cidade, tais como o Casario do Porto, o Museu de História do Pantanal e a Escadinha da Quinze. Devido à proximidade com a Bolívia, é possível passar uma tarde fazendo compras no país vizinho.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças