Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Universal Music
Divulgação/Universal Music

Uma ideia para unir gerações. Para homenagear o legado de Rita Lee e Roberto de Carvalho, o filho João Lee, DJ e produtor musical, produziu uma coletânea chamada Classic Remix. São três álbuns com mais de 40 remixes dos clássicos do casal, incluindo "Lança Perfume", "Saúde" e "Mania de Você".

O “João Lee presents: Rita Lee & Roberto – Classix Remix Vol. 3” estreia em todas as plataformas digitais nesta sexta-feira (25), e conta com a colaboração de grandes Djs da música eletrônica brasileira, como Gui Boratto, Renato Ratier, Coppola e Fatnotronic.

“Homenagear minha mãe e meu pai com esses remixes foi umas das realizações mais importantes e especiais que tive na vida. A jornada foi intensa, demorou para se materializar, mas não poderia estar mais feliz com o resultado", disse João Lee.

Dentre os três álbuns, o terceiro é considerado o mais "pista" de todos, e a expectativa de Lee é que as músicas estejam tocando nos principais festivais de música eletrônica do Brasil e do mundo muito em breve.


Origem do projeto

João Lee é DJ e trabalha com produção musical há 25 anos. Fazer uma releitura das músicas dos pais sempre foi um sonho para ele. "Desde que comecei a tocar, sempre quis ter versões das músicas dos meus pais para tocar nos meus sets. Com meus 25 anos de carreira, aproveitei para fazer a fusão entre a vida musical deles e a minha. Para celebrar o catálogo deles, convidei amigos e amigas para me ajudar".

Leia também: Centro de Tradições Nordestinas em SP prepara atrações e live para comemorar São João

Mas, mesmo crescendo ouvindo as músicas dos pais, não foi tarefa fácil tirar a ideia do papel para colocar em prática. Além do desafio de dar uma roupagem nova para músicas dos anos 1970 e 80, foi bastante trabalhoso juntar todo o material e deixar as músicas exatamente como os DJs queriam.

"É um projeto de três anos. Chegar, hoje, e fechar com mais de 40 músicas, tendo um grande trabalho de pesquisa, tentado ser audacioso é de muito orgulho", explicou Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.

As músicas

João Lee comandou o trabalho, mas deu muita liberdade para os outros DJs produzirem as músicas da maneira como eles queriam. Não houve imposição de um determinado estilo ou se precisa ter mais ou menos vocal.

Uma das principais faixas do Volume 3 é "Pega Rapaz", do álbum "Flerte Fatal" de 1987. Remixado por Gui Boratto em parceria com Junior C, os DJs mantiveram a essência dos anos 80 e adicionaram elementos modernos ao som.

Outra faixa de destaque do álbum é “Só de você”, clássico romântico do disco “Rita Lee e Roberto de Carvalho” de 1982. Coppola foi responsável pela releitura e, neste caso, foram feitas muitas alterações na música.

"A primeira coisa que fiz foi mudar o ritmo. Precisei mexer na bateria e colocar no tempo das minhas músicas. Sempre que produzo uma música, produzo vários loops com ideias diferentes. Nessa música não tinha algo fixo na minha cabeça, então, na fase final, finalizar a música foi como montar um quebra cabeça", explicou o músico.

Outra favorita dos fãs que ganhou uma releitura foi “Tatibitati” do “Saúde”, de 1981. Renato Ratier adicionou elementos de disco e, ao mesmo tempo, não tirou a essência da música. "É uma responsabilidade muito grande mexer numa obra e manter a identidade. Além de procurar manter a letra. No começo, bati um pouco de cabeça. No começo, pensei em fazer algo mais house anos 90, mas não encaixou. Então, parti para uma linha disco".

Eventos internacionais

As coletâneas também contaram com a ajuda de DJs de outros países, como Krystal Klear e Harry Romero. Um dos objetivos de trazer artistas estrangeiros, segundo Lee, é levar as músicas para as pistas de dança de todo mundo.

"As pessoas com quem conversei lá fora têm um respeito muito grande pela música brasileira. Acho que essa fusão de trazer o público internacional, que é muito grande na música eletrônica, e mandar para eles o que temos aqui está dando super certo", contou Lee.

Leia também: Festival de Cannes anuncia Kleber Mendonça Filho como um dos integrantes do seu júri

Desde os anos 1980, as músicas de Rita Lee fazem muito sucesso nos países europeus, como França e Inglaterra. Inclusive, algumas músicas da coletânea já apareceram em grandes podcasts de música eletrônica na Europa, como o da Defected Records.

Resultado final

Com o lançamento do volume 3, João Lee encerra a trilogia dos remixes das principais músicas de seus pais. O resultado final o deixou muito orgulhoso.

"Chegamos ao final deste projeto e acho que fizemos história. A quantidade de música que conseguimos encontrar para fazer a digitalização dos multitracks, são quase 20 músicas originais com remixes. O resultado final está muito "classudo". Estou muito contente. Estou ansioso para ouvir na pista de dança, porque não ouvi ainda devido a pandemia", finalizou.

Volume 1 e Volume 2

O “João Lee presents: Rita Lee & Roberto – Classix Remix Vol. 3” encerra a trilogia de outros dois álbuns que já tinham sido lançados. O volume 1, lançado em abril, conta com produções de Dubdogz, Tropkillaz, Renato Cohen e Chemical Surf.

Já o segundo volume da coletânea foi lançado em maio nas plataformas digitais e também teve a participação de grandes nomes da cena eletrônica brasileira, como Vintage Culture, Brune Be, Vivi Seixas e o próprio João Lee.