Entretenimento

"Lula teve uma virtude: nunca esqueceu sua origem popular", diz FHC

Entrevistado por Marcelo Tas no #Provoca desta terça (27), ex-presidente falou sobre sua relação com o petista que o sucedeu no Planalto


27/07/2021 22h20

Entrevistado por Marcelo Tas no #Provoca desta terça (27), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou sobre sua relação com Lula, que o sucedeu no Planalto, e o atual presidente, Jair Bolsonaro. 

"Conheço o Lula há muitos anos. Não conheço o Bolsonaro, nunca vi o Bolsonaro na vida. Eu fui tudo: ministro, deputado, senador, presidente, nunca vi o Bolsonaro na vida. O Lula eu conheço bem", disse o ex-presidente na entrevista. 

Leia também: "Lula teve uma virtude: nunca esqueceu sua origem popular", diz FHC

"O Lula teve uma virtude: ele nunca esqueceu da origem dele, que é popular. Ele nunca deixou de ser popular, de falar com o povo, se preocupar com o povo, embora tenha feito também os seus arranjos para governar ou sei lá para quê", prosseguiu.

Questionado por Tas sobre o recente encontro entre os ex-presidentes, ele afirmou: "Acho que que o Lula é muito esperto, muito inteligente. Claro que, ao conversar não quer dizer que você está de acordo com a pessoa. [...] Mas o Lula é um homem vivido, um homem que tem experiência. Eu o conheci quando era líder sindical, ele passou férias na minha casa de praia daquela época."

Assista ao trecho:

Leia também: "É difícil governar o Brasil sem alguns votos do Centrão", diz FHC no #Provoca

Detentor de 29 títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos por universidades do Brasil, Europa e Estados Unidos, Fernando Henrique iniciou a carreira política no Senado, em 1983, ao assumir a cadeira de Franco Montoro, de quem era suplente. Em 1986, foi reeleito com mais de 6 milhões de votos, depois de participar ativamente da campanha pelas Diretas Já.

Sociólogo, cientista político e professor universitário, ele escreveu mais de 20 livros, entre eles 'A Arte da Política, a História que vivi'; 'Cartas a um Jovem Político – para construir um Brasil Melhor'; e 'Carta aos Brasileiros'; além de tratados sobre sociologia e política. Ele também foi ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, quando começou a ser desenhado o Plano Real, que iria controlar a inflação e estabilizar a economia do país. No mesmo governo, exerceu o cargo de ministro das Relações Exteriores.

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças