Entretenimento

"É difícil governar o Brasil sem alguns votos do Centrão", diz FHC no #Provoca

Ex-presidente da República foi o convidado de Marcelo Tas no #Provoca desta terça (27); assista à entrevista na íntegra


27/07/2021 22h30

Convidado de Marcelo Tas no #Provoca desta terça (27), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou sobre a relação dos governantes do país com o chamado Centrão, bloco de parlamentares conhecidos por negociar apoio no Congresso. 

Leia também: "Lula teve uma virtude: nunca esqueceu sua origem popular", diz FHC

À luz das recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro a respeito do Centrão, considerado uma das bases de sustentação de seu governo, Tas questionou: é possível governar o país sem apoio desses parlamentares?

"Acho que é difícil governar o Brasil sem ter alguns votos do Centrão. Mas tem que fazer uma distinção entre o que é a sua ligação pessoal, sua coparticipação nas 'malandragens', e o que é de interesse, às vezes público, às vezes privado, de pessoas ditas do Centrão", disse o ex-presidente. 

"Você tem que tomar em consideração que uma boa parte do Brasil é representada pelo Centrão. Você quando é presidente, não pode fechar o nariz e dizer: 'esse eu não falo porque não votou em mim', ou 'esse é ladrão'. [...] O grave não é você conversar, mesmo ceder aqui e ali ocasionalmente, porque na política você não faz tudo que quer. Mas, quando você passa a ser instrumento do Centrão fica difícil, aí não dá", completou.

Assista ao trecho:

Leia também: FHC: "A presidência cansa, pesa; é melhor ser ex-presidente"

Detentor de 29 títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos por universidades do Brasil, Europa e Estados Unidos, Fernando Henrique iniciou a carreira política no Senado, em 1983, ao assumir a cadeira de Franco Montoro, de quem era suplente. Em 1986, foi reeleito com mais de 6 milhões de votos, depois de participar ativamente da campanha pelas Diretas Já.

Sociólogo, cientista político e professor universitário, ele escreveu mais de 20 livros, entre eles 'A Arte da Política, a História que vivi'; 'Cartas a um Jovem Político – para construir um Brasil Melhor'; e 'Carta aos Brasileiros'; além de tratados sobre sociologia e política. Ele também foi ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, quando começou a ser desenhado o Plano Real, que iria controlar a inflação e estabilizar a economia do país. No mesmo governo, exerceu o cargo de ministro das Relações Exteriores.

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças