Entretenimento

Seis métodos de meditação para acabar com ansiedade


29/07/2021 15h55

1 - Yoga

A prática de Yoga é uma das mais conhecidas para aliviar a tensão e a ansiedade. Para fazer os exercícios, poucos elementos são necessários: Roupas confortáveis, um tapete e procurar um lugar sem barulho. O yoga é uma prática que usa a respiração e partes do corpo para reduzir a pressão sanguínea e regular a respiração, a ideia dos exercícios é conectar o corpo com a mente.

2 - Mindfulness

Mindfulness preza pelo equilíbrio da mente e do corpo para controlar os pensamento e ideias, que são causas constantes da ansiedade. O mindfulness “atenção plena” ajuda a concentração com o presente, com os sentimentos e sensações do momento. Os exercícios também usam a respiração para alcançar a meta de diminuir a ansiedade, prevenir depressão, ajuda a diminuir as distrações do cérebro e melhorar a cognição.

3 - Meditação Zazen

Zazen é uma prática budista, que surgiu no Japão. Com os olhos entreabertos e com postura correta, é possível ter a consciência das próprias percepções pela respiração. Segundo a filosofia, conhecer a si mesmo e controlar os pensamentos para evitar “fantasias” é uma das formas de controlar os sintomas da ansiedade.

Veja imagens: Webstorie: Seis métodos de meditação para acabar com ansiedade

4 - Meditação transcendental

Para fazer a meditação transcendental é preciso que a pessoa procure um orientador que tenha certificado. Os exercícios são feitos duas vezes por semana por cerca de 20 minutos com o estômago vazio. Diferente das outras técnicas, não utiliza concentração e nem controle de pensamentos.

Com a meditação transcendental é possível controlar a ansiedade, diminuir o estresse, reduzir a insônia e a raiva, além de melhorar a memória e a criatividade.

5 -Vipassana

A técnica é budista-indiana que preza pelo autoconhecimento e auto observação do corpo. Os exercícios são por meio do controle da respiração e da postura ereta. A interconexão entre a mente e o corpo, ajuda a diminuir os sintomas da ansiedade, já que ajuda na concentração profunda e na observação das sensações do corpo.

6 - Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan é uma arte marcial de origem chinesa. Com os movimentos da meditação chamados yin e yang (como se estivesse abraçando uma bola), a inspiração e expiração e recolhimento do corpo, é possível melhorar a concentração e diminuir a ansiedade. Além de melhorar estes sintomas, a prática ajuda na flexibilidade do corpo, diminui o estresse e ajuda a concentração mental.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças