Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @neymatogrosso
Reprodução/Instagram @neymatogrosso

Neste domingo, 1º de agosto, um dos maiores nomes da música brasileira completa 80 anos. Com cinco décadas de carreira, Ney Matogrosso celebra o seu aniversário com o lançamento do EP “Nu com Minha Música” e com o livro “Ney Matogrosso, a Biografia”.

Este é mais um daqueles casos de “o aniversário é seu, mas quem ganha o presente sou eu”. Ney presenteia seus admiradores com o lançamento das primeiras quatro faixas do álbum que sai em novembro. Além da faixa principal, que batiza o EP e que é composta por Caetano Veloso, o repertório conta com 12 canções, especialmente selecionadas por Ney Matogrosso, como “Gita”, de Raul Seixas, “Mi Unicórnio Azul”, do cubano Silvio Rodríguez, e “Se Não For Amor, Eu Cegue”, de Lenine e Lula Queiroga.


Já o livro “Ney Matogrosso, a Biografia”, foi escrito pelo jornalista e biógrafo Julio Maria, que passou cinco anos na trilha do artista para contar sua história. A obra narra a trajetória do cantor desde a infância, marcada pela repressão do pai militar, até os encontros com grandes parceiros de vida, como Cazuza e o grupo Secos & Molhados. A biografia revela também passagens sobre o início da carreira no teatro.


A importância de Ney Matogrosso para o Brasil vai além da qualidade de suas músicas. Foi no auge dos "anos de chumbo", o período mais repressivo da ditadura militar, que ele surgiu na cena artística. Com sua voz marcante, fez de seu corpo e sexualidade objetos de luta, sendo porta-voz de uma geração que precisava ir contra o sistema e experimentar a liberdade.

Veja a seguir 5 sucessos de Ney Matogrosso e celebre os 80 anos desse ícone da MPB:

“Homem Com H” 

“Tico-tico no fubá” 

“O Mundo É um Moinho” 

“Viajante” 

“Andar com fé”

Leia também: TV Cultura homenageia Tom Jobim com concerto inédito da Jazz Sinfônica neste domingo“Noturno”: Novo álbum de Maria Bethânia tem composições de Adriana Calcanhotto, Xande de Pilares e mais