O ator Ícaro Silva utilizou suas redes sociais, na última quinta-feira (26), para publicar texto direcionado ao autor de novelas Aguinaldo Silva. No último dia 23, Aguinaldo criticou a cantora Beyoncé por usar colar avaliado em R$ 160 milhões. Ela se tornou a primeira mulher negra a usar o chamado "Diamante Amarelo" da marca de jóias de luxo Tiffany & Co.
Ainda, o escritor afirmou que a cantora integra a "elite branca": "Para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo. Isso acontecerá algum dia?", escreveu.
Ícaro citou a educação dada a ele por sua mãe, Joelly, para ressaltar a importância de celebrar as conquistas de pessoas negras. "Jô, que tinha 25 anos quando me deu à luz, me ensinou tudo sobre exaltar e celebrar os nossos em sua ascensão. Me ensinou a torcer por todo e qualquer preto que estivesse posto à prova, como você tenta agora fazer com a imensurável Beyoncé", disse.
Leia mais: Museu Oscar Niemeyer responde críticas do neto do arquiteto após grafite de “Os Gêmeos”
"Graças à educação antirracista da minha mãe, aprendi que haveria aqueles que se usariam de sua língua ferina e seu privilégio branco para tentar diminuir nossas conquistas e apontar nosso lugar. Você não sabe nada de Joelly, Aguinaldo. Não sabe nada de Jô, nem de Beyoncé", continuou o ator.
Ícaro ainda criticou a falta de personagens negras nas obras de Aguinaldo e chamou suas novelas de "embranquecidas": "Seu olhar viciado sobre a sociedade brasileira, expresso em novelas ainda hoje tão embranquecidas, não contempla nossa história, tampouco nosso tamanho. Eu quero Beyoncé carregada de diamantes, Aguinaldo. Quero vê-la coberta da cabeça aos pés das pedras mais preciosas já roubadas do continente africano pelos europeus".
Confira:
Leia também: Maisa aparece caracterizada de 'Sabrina' para Festival Tudum
REDES SOCIAIS