Eugênio Bucci discute pós-verdade e teorias da conspiração no #Provoca
"Muita gente fala: 'não existem fatos, tudo é uma disputa de versões'; eu não embarco nisso", afirmou o jornalista; assista à entrevista na íntegra
07/09/2021 22h20
No #Provoca desta terça (7), o jornalista Eugênio Bucci e o apresentador Marcelo Tas conversaram sobre a difusão de teorias da conspiração e a importância da checagem de fatos para a democracia.
"Existe muita gente que não acredita que o homem tenha ido para a Lua. Tem muita gente que fala que foi uma encenação. [...] Tem gente que não acredita que o World Trade Center caiu como caiu, que acha que aquilo foi uma armação", citou o convidado.
Questionado sobre os caminhos para o jornalismo nesse cenário, ele prosseguiu: "Isso é terrível. Muita gente fala: 'não existem fatos, só o que existe é a versão, e tudo é uma disputa de versão. Eu não embarco nisso".
Leia também: "Uma democracia para poucos": Eugênio Bucci fala sobre desigualdade no #Provoca
"Eu acho, inclusive, que para haver democracia é preciso existir um mecanismo social coletivo de verificação da verdade factual. Ninguém está livre de embarcar em mistificações e em fanatismo. Nem na esquerda, nem na direita", completou.
Veja o trecho:
Leia também: É evidente que a democracia está em risco", diz Eugênio Bucci no #Provoca
Assista à entrevista na íntegra:
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS