Entretenimento

"É evidente que a democracia está em risco", diz Eugênio Bucci no #Provoca

Jornalista comentou declínio na liberdade de imprensa e ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral; veja o trecho


07/09/2021 22h15

No #Provoca desta terça (7), data marcada por atos a favor do governo Bolsonaro e falas de teor antidemocrático do próprio presidente, o jornalista Eugênio Bucci falou sobre o contexto político do Brasil.

"É evidente que [a democracia] está em risco. O Brasil é um país em que a liberdade de imprensa declina, os indicadores de qualidade democrática declinam", afirmou o jornalista. 

"Chega a ser irresponsável a gente sair por aí falando: 'A democracia funciona normalmente, porque o Jair Bolsonaro, o presidente da República, nunca censurou ninguém'. Ora, ele não pode censurar! Se pudesse, já teria censurado milhões", continuou. 

Veja o trecho:

Leia também: "Uma democracia para poucos": Eugênio Bucci fala sobre desigualdade no #Provoca

Em outro trecho do programa, Bucci também citou os ataques de Bolsonaro contra o sistema eleitoral, repetidos por ele em discurso na Avenida Paulista nesta terça (7). 

"Estamos num país em que o presidente da República faz insinuações sem provar contra as eleições, procurando desgastar o prestígio do processo eleitoral, sem dar um único fato. E o Supremo está do outro lado, o TSE está do outro lado, fazendo o que tem que fazer. Defendendo com correção, com dados, com clareza, esse processo democrático", completou.

Leia também: Eugênio Bucci discute pós-verdade e teorias da conspiração no #Provoca

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido