No #Provoca desta terça (7), data marcada por atos a favor do governo Bolsonaro e falas de teor antidemocrático do próprio presidente, o jornalista Eugênio Bucci falou sobre o contexto político do Brasil.
"É evidente que [a democracia] está em risco. O Brasil é um país em que a liberdade de imprensa declina, os indicadores de qualidade democrática declinam", afirmou o jornalista.
"Chega a ser irresponsável a gente sair por aí falando: 'A democracia funciona normalmente, porque o Jair Bolsonaro, o presidente da República, nunca censurou ninguém'. Ora, ele não pode censurar! Se pudesse, já teria censurado milhões", continuou.
Veja o trecho:
.@EugenioBucci_ foi questionado por @MarceloTas se a democracia está em risco. "Evidente que está. [...] Chega a ser irresponsável sair falando que a democracia funciona normalmente, que Jair Bolsonaro não censura ninguém. É obvio, se ele pudesse, censuraria milhões". #Provoca pic.twitter.com/EAttyGhG6H
— TV Cultura (@tvcultura) September 8, 2021
Leia também: "Uma democracia para poucos": Eugênio Bucci fala sobre desigualdade no #Provoca
Em outro trecho do programa, Bucci também citou os ataques de Bolsonaro contra o sistema eleitoral, repetidos por ele em discurso na Avenida Paulista nesta terça (7).
"Estamos num país em que o presidente da República faz insinuações sem provar contra as eleições, procurando desgastar o prestígio do processo eleitoral, sem dar um único fato. E o Supremo está do outro lado, o TSE está do outro lado, fazendo o que tem que fazer. Defendendo com correção, com dados, com clareza, esse processo democrático", completou.
Leia também: Eugênio Bucci discute pós-verdade e teorias da conspiração no #Provoca
Assista à entrevista na íntegra:
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS